A quarta-feira (1) que marca o começo da terceira semana de quarentena em Santa Catarina começou com movimento acima do que seria esperado para o momento nas ruas de Florianópolis. Nem mesmo a garoa em vários pontos da cidade espantou pessoas que ignoram a recomendação das autoridades para caminhar, pedalar ou pescar. O comércio segue fechado, mas bancos e mercados, abertos, são foco de procura.

Continua depois da publicidade

A reportagem da CBN Diário (seguindo as recomendações de distanciamento e sem realizar entrevistas individuais) percorreu a Lagoa da Conceição, Campeche, Rio Tavares, Ingleses, Santa Mônica e Beira-Mar. Em todos os pontos, havia pessoas circulando. E, em especial, chamou a atenção o número de idosos.

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Na Lagoa, um avô pedalava com netinho na cadeirinha; enquanto outros caminhavam tranquilamente na Avenida das Rendeiras. No Campeche, algumas pessoas caminhavam, mais nas ruas internas do que na praia, essa, quase deserta.

Pessoas nas ruas
Pessoas nas ruas (Foto: Juliana Gomes)
Campeche
Campeche (Foto: Juliana Gomes)

Nas ruas dos Ingleses, quem não soubesse da quarentena jamais imaginaria que Santa Catarina está sob medidas de isolamento. O movimento parecia o de um dia normal de semana, principalmente na parte final da via de acesso ao bairro (SC-403), mesmo com as lojas fechadas.

Continua depois da publicidade

Havia pessoas, principalmente muitos idosos, caminhando, ou sentados conversando em bancos de pracinhas. Cadeirantes passeavam nas calçadas. Também muita gente fazendo exercício físico de manhã cedo, passeando com cachorro ou com bebê em carrinho. Na orla, em compensação, poucas pessoas caminhando.

Ronda da PM em Ingleses
Ronda da PM em Ingleses (Foto: Mateus Boaventura)
Banhista em Canasvieiras
Banhista em Canasvieiras (Foto: Mateus Boaventura)

Ainda no Norte da Ilha, em Canasvieiras, a Polícia Militar flagrou um banhista:

Pouco antes das 10h, clientes aguardavam do lado de fora a abertura de agências bancárias. Na maioria dos casos, mas nem todos, respeitando um distanciamento na fila.

bancos
Filas em frente a bancos (Foto: Mateus Boaventura)
Fila no Banco do Brasil do centro
Fila no Banco do Brasil do centro (Foto: Diórgenes Pandini)

Leia também:

Vacinas contra a gripe em drive-thru serão suspensas com chuva forte

ONU diz que pandemia de coronavírus é pior crise global desde a Segunda Guerra

Ao aprovar prorrogação do ICMS, Alesc passa o problema para Carlos Moisés