Os supermercados de Florianópolis estão estudando como se adequar a uma nova medida anunciada pela prefeitura da Capital no fim de semana. Em decreto publicado neste domingo (12), o prefeito Gean Loureiro estabelece novas medidas para o funcionamento de alguns comércios na cidade, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e outras precauções.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

O decreto recomenda que os supermercados utilizem termômetros infravermelhos para medir a temperatura de todos os clientes que entrarem no local. Caso algum consumidor esteja com febre (acima de 37,8ºC), ele deve ser proibido de entrar na loja e orientado a ligar para o Alô Saúde de Florianópolis.

O decreto não trata o item como uma determinação aos supermercados, mas sim uma recomendação. A única obrigação de todos os comércios que podem seguir funcionando na cidade é a de que os funcionários devem usar máscaras de proteção a partir do dia 17. Nesse caso, quem não cumprir pode ser penalizado. No caso dos termômetros, a prefeitura não cita nenhuma penalização.

A recomendação está sendo analisada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), que vê algumas dificuldades na medida. O presidente da entidade, Paulo César Lopes, aponta que os funcionários dos supermercados não têm treinamento para esse tipo de teste, e que os termômetros infravermelhos estão em falta nos fornecedores por conta da demanda em excesso.

Continua depois da publicidade

O uso dos termômetros é recomendado pela prefeitura a partir do próximo fim de semana. Até lá, a orientação é de que os estabelecimentos procurem comprar os equipamentos. Seguem valendo, ainda, determinações de limite de pessoas dentro das lojas e outros cuidados de distanciamento social entre clientes e funcionários.