Subiu para 243 o número de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus em Blumenau. São dois casos a mais em relação ao dia anterior. Na atualização desta terça-feira (5), o governo do Estado também confirmou a primeira morte de uma moradora da cidade devido à Covid-19. A mulher de 34 anos era servidora municipal e trabalhava no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. Além da técnica em enfermagem, outras duas pessoas perderam a vida para o novo vírus no estado. Agora, Santa Catarina registra 58 óbitos e 2.795 infectados.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Há seis pessoas internadas em hospitais do município por conta do coronavírus, duas em UTI e quatro em enfermaria. Em todo o estado estão internados em leitos de UTI 113 pacientes, entre as redes pública e privada. Desses, 59 confirmados com infecção da Covid-19 e outros 54 em investigação. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos públicos nesta terça-feira é de 15,7%. Desde o início da pandemia, 226 pacientes já tiveram alta da UTI para leitos de enfermaria.

Nesta terça começaram a funcionar as centrais de atendimento a casos suspeitos em Ambulatórios Gerais (AGs) blumenauenses. Moradores com sintomas não precisam mais seguir para a Vila Germânica. Se preferirem, podem ser avaliados por equipes que estão instaladas próximo aos AGs. Neste primeiro dia 50 pessoas procuraram as novas estruturas. Destas, 16 foram encaminhadas para fazer o teste.

O prefeito Mário Hildebrandt, em transmissão ao vivo nesta terça, falou da obrigatoriedade de pessoas infectadas ou com a suspeita de contaminação permanecerem isoladas. Hildebrandt sinalizou que um decreto que trata do assunto, estabelecendo penalidades para quem descumprir a quarentena, está sendo elaborado. Nesta semana, o primeiro documento abordando o tema já foi publicado no Diário Oficial dos Municípios.

Continua depois da publicidade

Mais cidades do Vale com a doença

Blumenau continua sendo a segunda cidade catarinense com o maior número de contaminados, atrás apenas de Florianópolis (369). Em todo o Vale do Itajaí são 794 casos em 30 cidades, além de 16 mortes. Alguns lugares da região, que até então não possuíam registro da doença, entraram para a lista dos 152 municípios com diagnosticados. São eles: Bombinhas, Rodeio e Trombudo Central.

Blumenau—243

Balneário Camboriú—102

Itajaí—110

Camboriú—76

Navegantes—65

Brusque—55

Gaspar—25

Itapema—19

Indaial—14

Timbó—12

Penha—12

Balneário Piçarras—8

Pomerode—7

Porto Belo—6

Guabiruba—5

Rio do Sul—5

Salete—5

Barra Velha—4

Botuverá—5

Ilhota—4

Benedito Novo—2

Ituporanga—2

Aurora—1

Pouso Redondo—1

São joão do Itaperiú—1

Taió—1

Vidal Ramos—1

Bombinhas – 1

Rodeio – 1

Trombudo Central – 1