Após o funcionamento dos shoppings catarinenses ser liberado por decreto estadual na semana passada, os locais precisam seguir algumas medidas de segurança para combater a disseminação do novo coronavírus. Uma unidade de Blumenau foi além e adotou um nova ação nesta quinta-feira (30): a aferição de temperatura em todas as pessoas que entram no local, desde clientes a trabalhadores e fornecedores.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Conforme o Shopping Park Europeu, próximo à Via Expressa, a temperatura é analisada sem contato com a pele, com o termômetro apontado para a testa. Se o equipamento sinalizar mais de 37,8°, a pessoa é orientada a procurar ajuda médica. A equipe, porém, não pode impedi-la de entrar. A febre, assim como a tosse e falta de ar, é um dos principais sintomas da Covid-19.
— Teremos uma pessoa em cada ponto de acesso para medir a temperatura de todos que querem entrar no estabelecimento, além de passar álcool em gel 70% nas mãos e verificar o uso de máscaras de todos — informa o superintendente do Park Europeu, Levi Muniz. Ele também explica que será medida a temperatura de um cliente por vez.
Além da aferição da temperatura, uso de álcool em gel 70%, fiscalização sobre o uso de máscaras, o local também está atendendo com o percentual de 50% da capacidade, respeitando, ainda, a distância mínima de 1,5 m entre as pessoas dentro dos estabelecimentos.
Continua depois da publicidade
Regras do decreto estadual para os shoppings
– Higienização das mãos em todas entradas;
– Uso obrigatório de máscaras;
– Redução de horário de atendimento das 12h às 20h de segunda a domingo, com exceção para as praças de alimentação, que seguem até às 22h;
– Afastamento de um metro e meio de raio, especialmente em praças de alimentação;
– Uso de elevadores apenas para quem necessita. A recomendação é que clientes usem escadas rolantes ou normais;
– Lojas de maquiagem estão proibidas de fazer prova dentro dos estabelecimentos. Lojas de roupas também não devem permitir prova de mercadorias;
Continua depois da publicidade
– Cinemas seguem fechados, devido a dificuldade de ventilação e possibilidade de aglomeração;