Na Grande Florianópolis, várias cidades criaram canais para atender a população e evitar que as pessoas com sintomas de coronavírus vão a centros de saúde, hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (Upas). O serviço está disponível por telefone, site ou aplicativo como medida para evitar a disseminação do vírus.
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Coronavírus: sintomas, tratamento e como prevenir
Na capital, a orientação é para que, caso apresente sintomas suspeitos, a pessoa ligue para o serviço Alô Saúde, pelo telefone 0800-333-3233, e siga as recomendações. Há ainda o site do Alô Saúde Floripa. O serviço é oferecido apenas para moradores de Florianópolis com cadastro atualizado em um centro de saúde. Nesta terça-feira (17), houve registros de ligações até do Rio e São Paulo, segundo a prefeitura.
São José
Em São José, está em funcionamento uma central de triagem 12 horas, que poderá ser ampliada para 24 horas conforme a necessidade, para atender pacientes com suspeitas de contágio pelo coronavírus. O serviço foi instalado no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati).
Para tirar dúvidas, os telefones são (48) 3288-5790, 3288-5798 e pelo WhatsApp 98482-9231.
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Coronavírus: centro de triagem em São José atende 130 pessoas nas primeiras horas
Palhoça
Em Palhoça, foi criada uma sala de atendimento para orientar a população pelo telefone 48-3220-0290 das 7h às 19h.
Rancho Queimado
Em Rancho Queimado, onde foram confirmados dois casos de coronavírus, segundo o Ministério da Saúde, o atendimento prévio é feito pelo (48) 3275-3142 ou 3275-3143 das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Neste contato, o morador relata sintomas e os profissionais da secretaria de saúde do município avaliam se o caso exige presença no posto de saúde ou se é necessária uma visita a domicílio de médico ou enfermeiro.
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Governado Celso Ramos
Em Governador Celso Ramos, o serviço Alô Saúde local, assim como na capital, atende 24 horas, para tirar dúvidas, dá orientações iniciais e pré-atendimento por telefone.
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O serviço é oferecido pelo (48) 3039 8827, (48) 3039 8543 e (48) 3039 8879.
A prefeitura montou uma central de atendimento na Policlínica Municipal de Calheiros. Despois do contato por telefone, uma equipe avalia se o caso exige atendimento domiciliar de médico ou enfermeiro. Casos graves são levados para o hospital.
Biguaçu
Já em Biguaçu, as dúvidas podem ser esclarecidas pelo 0800 601 2282, o mesmo da ouvidoria municipal. Os moradores também podem receber orientações sobre saúde por WhatsApp nos seguintes números: (48) 99194-3376 ou (48) 99110-6948.
São Pedro de Alcântara
Em São Pedro de Alcântara, pelo (48) 3378-0287, uma equipe da secretaria de saúde tira dúvidas e orienta o paciente que apresente sintomas suspeitos de Covid-19. Se o caso for grave, ele será orientado a procurar um posto de saúde ou o hospital.
O Ministério da Saúde também colocou à disposição o número 136 para tirar dúvidas sobre coronavírus em todo país.
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