A prefeitura de São José vai implantar, a partir da próxima semana, uma central de triagem 12 horas, que poderá ser ampliada para 24 horas conforme a necessidade, para atender pacientes com suspeitas de contágio pelo coronavírus. O local definido foi o Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI).
Continua depois da publicidade
Quando a Central estiver em funcionamento, todos os pacientes com sintomas da Covid-19 ou de outras doenças respiratórias deverão ser atendidos nessa unidade para evitar o contágio de outras pessoas. O cidadão que buscar atendimento nas Unidades de Saúde receberá uma máscara, será orientado e encaminhado à Central. A data de abertura ainda não está definida.
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
— A partir da próxima semana os profissionais serão devidamente capacitados e a Central estará em funcionamento oferecendo serviços de farmácia e acolhimento diário, com equipes médicas e de enfermagem —afirma a secretária da Saúde, Sinara Simioni.
As Unidades Básicas de Saúde disponibilizarão até dois meses de medicamentos de uso contínuo a fim de reduzir a circulação de pessoas nestes locais.
Continua depois da publicidade
— Já temos ciência que daqui a um mês ou um pouco mais, quando começar a esfriar, pode haver superlotação das unidades de saúde. Agora com o coronavírus essa situação poderá ser agravada — explica a diretora de Atenção Especializada, Geovana Stedille.
Em São José, há dois casos suspeitos que estão sendo monitorados em domicílio.