Rio Grande do Sul e Paraná, estados vizinhos de Santa Catarina, decretaram medidas para conter o avanço do novo coronavírus nesta quinta-feira (19). Por causa da pandemia, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declarou situação de calamidade no estado. Como o de SC, governo do Paraná ampliou a restrição para ônibus interestaduais, expandido a proibição de entrada de veículos de qualquer estado do Brasil e do Distrito Federal.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

No Rio Grande do Sul, o governador também anunciou medidas econômicas para minimizar a crise. O Banrisul, principal banco público do Estado, vai apresentar condição de carência de dois meses para pagamento de dívidas por crédito adquirido por micro, pequenas e médias empresas. Para as empresas com esse perfil, o limite de crédito será ampliado em 10%. O Banrisul tem R$ 3 bilhões pré-aprovados para empresas que estejam no limite de crédito, disse Leite.

Para pessoas físicas, o Banrisul anunciou R$ 11 bilhões para empréstimos e aumento de 10% no limite do Banricompras. O Banricompras é o serviço de débito, compras a prazo e compras parceladas com o cartão do Banrisul.

– A questão econômica impacta a vida das pessoas. A gente não está aqui falando em economia para salvar CNPJs, as empresas propriamente ditas, mas o que toca a vida das pessoas, os funcionários, empregados, aqueles que vão ter a vida atingida. Porque parar tudo, absolutamente, sem dúvida nenhuma dúvida vai impactar a vida de muita gente e empregos- disse Leite no vídeo com o anúncio.

Continua depois da publicidade

No Paraná, inicialmente o governo havia proibido apenas a entrada de veículos dos estados onde há transmissão local do novo coronavírus, mas decidiu ampliar a medida para diminuir os índices doença no estado. A suspensão vale inicialmente por 14 dias, mas pode ser prorrogada. Para implementar a ação, o governo vai instalar postos de monitoramento nas fronteiras, divisas, portos, aeroportos e rodoviárias estaduais.

A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná confirmou nesta quinta-feira (19) mais nove casos de coronavírus em Curitiba. Os pacientes são cinco mulheres e quatro homens com idades entre 22 e 81 anos, que estiveram em São Paulo, Itália e Espanha.

Ainda não há registros de transmissão local do vírus no estado. Com estes novos casos, chegam a 23 os pacientes com coronavírus no Paraná. Há ainda 146 casos em investigação e 122 casos descartados.

No Rio Grande do Sul são 37 casos confirmados de contágio pelo novo coronavírus.

*com informações de Katna Baran (Folhapress) e Paula Sperbe (Folhapress)