A julgar pelo número de novos casos divulgados pelo governo do Estado na última semana, o ritmo de crescimento no total de pacientes que já foram infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) dá sinais de redução em Santa Catarina. Até a noite desta sexta-feira, 17, o Estado tinha 962 casos confirmados e 31 mortes. Veja detalhes por cidade no Painel do Coronavírus.

Continua depois da publicidade

O Estado saltou da 8º posição, no dia 12 de abril, no ranking dos Estados com mais casos confirmados para cada 1 milhão de habitantes, para 13º nesta sexta-feira, 17. Enquanto a média brasileira é de 160 casos para cada 1 milhão de pessoas, o índice de Santa Catarina é de 129. Apesar da redução do ritmo, ainda é o maior da Região Sul.

Evolução de casos de coronavírus a cada 1 milhão de habitantes
https://public.flourish.studio/visualisation/1659942/embed


Em 20 de março, Santa Catarina chegou a ter o quarto maior índice de casos por milhão, atrás somente de Ceará, São Paulo e Distrito Federal.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

A velocidade com a qual novos casos são registrados em relação ao dia anterior também perdeu força desde o dia 10 de abril e tem ficado abaixo dos 10% de crescimento diário em relação ao dado anterior. Nesta sexta-feira, com a adição de mais 42 casos confirmados pela contraprova feita pelo Estado, o crescimento foi de 3,8% sobre o dado de quinta-feira.

Evolução diária dos casos divulgados
https://flo.uri.sh/visualisation/1966005/embed


Mas ainda é cedo para dizer que a curva do surto está declinando. Segundo o governo do Estado, há pelo menos 486 exames em análise de pacientes suspeitos de terem contraído o novo coronavírus.

Apesar da redução de ritmo, o número de pacientes com coronavírus internados em UTIs públicas e privadas do Estado tem crescido gradativamente. Em 1º de abril eram 19. Nesta sexta-feira somavam 58, o que representa três vezes mais.

O número de cidades afetadas também cresceu na última semana e chega agora a 94 municípios com pelo menos um caso registrado desde o início do surto no Estado, em 12 de março. Agora, todas as microrregiões do Estado têm pelo menos uma cidade com pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

A única microrregião em que todas as cidades já registram casos é a de Florianópolis, cujos 9 municípios somam 289 pacientes – 30% do total do Estado. As microrregiões de Itajaí (181 casos), Tubarão (111 casos), Blumenau (111), Joinville (101) e Criciúma (67) também apresentam grande número de confirmações para coronavírus.