Com a confirmação de casos positivos de coronavírus em Santa Catarina, cidades da região Norte do Estado estão definindo ações para prevenir a propagação do vírus em grandes grupos. São Francisco do Sul e Araquari, por exemplo, tiveram eventos públicos cancelados. Outras regiões terão alteração no atendimento em unidades básicas de saúde ao longo da semana. E em todas as cidades de Santa Catarina, as aulas nas escolas públicas e privadas, de ensino fundamental, médio ou superior, foram suspensas pelo Governo do Estado. Confira abaixo:
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Araquari
A prefeitura publicou no dia 16 um decreto com medidas preventivas. Entre as determinações está a suspensão de eventos públicos e privados com mais de 50 pessoas no município. Campeonatos esportivos e a Corrida e Caminhada Cidade de Araquari estão suspensos. Já as comemorações de aniversário de 144 anos de Araquari foram canceladas.
Balneário Barra do Sul
O município suspendeu as aulas, assim como determinado pelo Governo do Estado. Também foi orientado para a população evitar aglomerações na cidade. Um grupo foi montado com profissionais da saúde e da prefeitura para debater eventuais novas medidas.
Barra Velha
Em decreto publicado no dia 16, a prefeitura recomenda que os pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos ao domicílio e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas evitem sua circulação em ambientes com aglomeração de pessoas.
É recomendando a suspensão ou adiamento de eventos de massa. Caso não seja possível, eles devem ocorrer com portões fechados, sem a participação do público. Reuniões que envolvam população de alto risco devem ser canceladas.
Continua depois da publicidade
Ficam cancelados passeios e viagens de estudo em escolas municipais, recomendando que as escolas privadas adotem a mesma medida. Recomenda-se que as instituições de ensino superior adotem medidas alternativas de ensino a aulas presenciais, como aulas em ambientes virtuais.
Os locais de grande circulação de pessoas devem reforçar medidas de higienização de superfície e disponibilizar álcool gel 70% para os usuários, em local sinalizado. As empresas de transporte coletivo devem reforçar as medidas de higienização no interior de seus veículos.
Ficam suspensas novas concessões de férias e licença-prêmio aos servidores municipais da saúde. E ficam canceladas participações em eventos, cursos, congressos e congêneres, intermunicipais e interestaduais, de servidores municipais.
Campo Alegre
Foram suspensas as oficinas oferecidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) pelo período de 15 dias. É recomendada a suspensão ou adiamento de eventos com público igual ou superior a 100 pessoas para espaços abertos e 50 pessoas para espaços fechados, ou em que a distância mínima entre pessoas não possa ser de dois ou mais metros. Quando não for possível o cancelamento, deverá ocorrer com portões fechados sem a participação de público.
Continua depois da publicidade
Como medidas individuais, recomenda-se que pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos ao domicílio e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas evitem circular em ambientes com aglomeração de pessoas.
Os locais de grande circulação devem reforçar medidas de higienização de superfície e disponibilizar álcool gel 70% para os usuários. Serviços como restaurantes, lanchonetes e bares, deverão adotar medidas de prevenção: disponibilizar álcool em gel 70% na entrada do estabelecimento; aumentar frequência de higienização de superfícies; manter ventilados ambientes de uso dos clientes. As mesmas recomendações são para as repartições públicas.
Ficam suspensos ainda os atendimentos eletivos dos serviços públicos de psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, atividades físicas, atendimentos odontológicos, médicos e de enfermagem. As receitas médicas de medicamentos de uso continuo serão automaticamente renovadas por um prazo de mais seis meses a partir da data do vencimento.
Canoinhas
Um decreto municipal será publicado nesta terça-feira (17), proibindo por 60 dias a realização de eventos coletivos que acumulem público maior de 100 pessoas. Além disso, recomenda-se que todos os estabelecimentos públicos e privados disponibilizem álcool gel nas principais entradas.
Continua depois da publicidade
Estão sendo convocados todos os profissionais de saúde que estão em licença ou férias. Haverá suspensão da concessão de férias aos profissionais da saúde nos próximos 60 dias. Serão realizados atendimentos prioritários nas unidades básicas de saúde, sendo suspensos atendimentos eletivos, neste momento. Também estão cancelados os encontros dos grupos do Programa de Apoio e Valorização à Terceira Idade (Pavi) da Assistência Social.
Corupá
Estão suspensos todos os eventos destinados ao público idoso organizados pelas administrações municipais – incluindo os grupos existentes em Corupá – como grupos de terceira idade, cafés, cursos e jogos. O decreto também deve recomendar que a iniciativa privada siga a mesma orientação em atividades para a terceira idade.
Eventos que reúnam um grande número de pessoas também deverão ser suspensos. Em casos de jogos, os torneios até podem ser realizados, desde que seja com portão fechado ao público externo.
Os locais de grande circulação de pessoas, como comércios, restaurantes, shoppings, escolas e até o transporte coletivo, deverão reforçar medidas de higienização e disponibilizar álcool gel 70% para os usuários.
Continua depois da publicidade
Garuva
A recomendação é para que pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos ao domicílio e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas evitem sua circulação em ambientes com aglomeração de pessoas.
Eventos de massa com público estimado igual ou acima de 150 pessoas para espaços abertos e 50 pessoas para espaços fechados ou em que a distância mínima entre pessoas não possa ser de dois ou mais metros devem ser cancelados ou adiados. Locais com circulação de pessoas devem reforçar medidas de higienização de superfície e disponibilizar álcool gel 70% para os usuários, em local sinalizado.
Ficam suspensas as concessões de férias e licença-prêmio aos servidores municipais da saúde. Os servidores, estagiários e colaboradores que estiverem com os sintomas do coronavírus devem seguir o protocolo dos órgãos públicos de saúde para verificação de caso suspeito.
Guaramirim
As aulas serão suspensas a partir de quinta-feira, como determinação do Governo do Estado. A prefeitura decidiu que serão interrompidos por tempo indeterminado os encontros dos grupos da terceira idade de Guaramirim, a programação da Páscoa da Cidade das Guirlandas, marcada para os dias 4 e 5 de abril, também foi suspensa. O hospital municipal e as unidades de saúdes também devem adotar medidas como forma de evitar a aglomeração de pessoas.
Continua depois da publicidade
Itapoá
A Prefeitura de Itapoá divulgou decreto no dia 16 informando ações a serem tomadas. Eventos de massa (governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração próxima de pessoas), com público igual ou acima de 100 pessoas para espaços abertos e 50 pessoas para espaços fechados, ou em que a distância mínima entre pessoas não possa ser de dois ou mais metros, fica recomendada a suspensão ou adiamento.
As reuniões que envolvam população de alto risco para doença severa pelo Covid-19, como idosos e pacientes com doenças crônicas, devem ser canceladas. Como medidas individuais, recomenda-se que pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos ao domicílio e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas evitem sua circulação em ambientes com aglomeração de pessoas. As aulas, assim como em todo o Estado, também foram suspensas.
Jaraguá do Sul
A Prefeitura de Jaraguá do Sul definiu os procedimentos a serem adotados para a prevenção através do decreto 13.709/2020 embasado nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelos profissionais especializados da Secretaria Municipal de Saúde.
– Ficam suspensas as atividades realizadas para o público idoso;
– Quem voltar de viagem do exterior ou de Estados com casos confirmados deve passar sete dias em isolamento mesmo que sem os sintomas;
Continua depois da publicidade
– Recomendação a pacientes com sintomas respiratórios para ficarem restritos ao domicílio e evitar ambientes com aglomerações;
– Suspensão de eventos de massa com público superior a 50 pessoas em espaço fechado;
– Locais de grande circulação de pessoas, como terminais urbanos, shopping centers e comércio em geral devem reforçar medidas de higienização e disponibilizar álcool gel 70%;
– Os serviços de alimentação, tais como restaurante, lanchonetes e bares deverão adotar medidas de prevenção para conter a disseminação da Covid-19;
– O Procon realizará fiscalizações para coibir o aumento injustificado de preços de produtos de combate e proteção a Covid-19;
Continua depois da publicidade
– Ficam suspensas as viagens de servidores do município;
– Ficam suspensas as férias e licença prêmio aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
Foram suspensos todos os eventos que sejam organizados pela Câmara de Vereadores dentro e fora de suas dependências. Sessões ordinárias no plenário estão mantidas, porém sem presença de público. Terão acesso às dependências da Câmara Municipal, somente vereadores, servidores, policiais militares e empregados terceirizados. Autoridades, profissionais de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos, representantes de instituições e outros empregados e/ou fornecedores que prestam serviços poderão ter acesso desde que façam comunicação previa junto à diretoria administrativa.
Mafra
A prefeitura divulgou apenas a suspensão das aulas a partir de quarta-feira (18) após a decisão do Governo do Estado em antecipar as férias do recesso de julho. Nenhum outra medida foi anunciada até o momento pelo município.
São Bento do Sul
A Prefeitura de São Bento do Sul informou que os atendimentos em unidades básicas de saúde sofrerão alteração a partir desta quinta-feira. Os agendamentos serão mantidos até esta quarta-feira e, a partir de quinta, serão suspensos com novas datas de reagendamentos ainda não definidas.
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira uma reunião com profissionais de saúde das unidades de saúde do município definirá novos procedimentos a serem adotados já para os próximos dias. O objetivo é para que somente pessoas com sintomas do coronavírus procurem as unidades de saúde. As pessoas que não apresentam sintomas não devem correr risco de contágio ao procurar as unidades de saúde e manter contato com outras pessoas possivelmente contaminadas.
A orientação é para que só compareçam ou só procurem atendimento médico casos de extrema necessidade ou todos aqueles que apresentem algum sintoma da doença. Caso a receita médica do paciente esteja por vencer, esta estará automaticamente renovada por mais 6 meses, dispensando a necessidade de comparecimento à unidade de saúde para renovação ou troca de receita.
São Francisco do Sul
As aulas serão suspensas no município, como determinado pelo Governo do Estado. Além disso, a prefeitura cancelou a realização da 31ª edição da Festilha, evento que celebra as tradições da ilha de São Francisco do Sul em abril. Não há nova data. O evento gospel Adora São Chico, que reuniria cerca de 6 mil pessoas e contaria com show nacional também foi suspenso. Outro evento cancelado foi o Encontro de Motos, que faria parte das comemorações do aniversário da cidade. Também há a orientação do município para que a população evite aglomerações e optem por ficar em casa.
O prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, assinou nesta quarta-feira (18) o decreto nº 3.306, no qual determina as mesmas disposições dos decretos estaduais nº 509 e 515, para adoção de medidas de prevenção e combate ao contágio pelo coronavírus (Covid19) no âmbito do município. Entre as medidas estão a suspensão, pelo período de sete dias, da circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal de passageiros (ônibus), as atividades e os serviços privados não essenciais, como academias, shopping centers, restaurantes e coméricio em geral, e a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro. O decreto também suspende, em todo o território do município, pelo período de 30 dias, eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privadas, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos.
Continua depois da publicidade
A aulas da rede municipal de ensino estão suspensas por um período inicial de 30 dias, sendo que os primeiros 15 dias correspondem à antecipação do recesso escolar de julho. Nos demais artigos do decreto, estão contemplados as medidas da resolução conjunta 001, que dispõe sobre o funcionamento e o atendimentos nos equipamentos da administração municipal