O prefeito Gean Loureiro informou que a prefeitura pretende controlar a chegada de passageiros no Aeroporto Internacional Hercílio Luz para identificar possíveis infectados pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito no fim da manhã desta sexta-feira (20) em transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Como a medida depende de autorização do governo federal, responsável pelo controle nos aeroportos do país, a prefeitura de Florianópolis pediu a autorização ao Ministério da Infraestrutura e aguarda uma resposta até as 16h desta sexta. Segundo o prefeito Gean Loureiro, a Secretaria Nacional de Aviação Civil sinalizou durante a manhã que o pedido deve ser atendido.
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Ainda conforme o prefeito de Florianópolis, caso não haja uma resposta até o fim da tarde, a prefeitura pretende entrar com um pedido de liminar na Justiça Federal para ter autorização para intervir no controle de desembarque de passageiros.
— Não podemos aceitar mais ter o desembarque sem nenhum tipo de controle — disse Gean, que estava acompanhado do superintendente do Floripa Airport, Ricardo Gesse.
Continua depois da publicidade
O prefeito de Florianópolis disse ainda que o controle de acesso deve ser feito em conjunto entre equipes da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis e do Governo de Santa Catarina, além da Anvisa.
Os passageiros devem receber um questionário, onde vão responder sobre sintomas do novo coronavírus. Os casos suspeitos terão o encaminhamento adequado, como isolamento, por exemplo.
— Vamos publicar um decreto exigindo que todas as companhias obrigatoriamente distribuam questionário ou declaração para todos os passageiros com características que possam identificar sintomas do coronavírus. A pessoa vai assinar e pode responder penalmente caso não falar a verdade — disse o prefeito.
Ainda conforme Gean Loureiro, a medida de controle no Aeroporto de Florianópolis vinha sendo discutida nos últimos dias entre a prefeitura e a Floripa Airport, concessionária do aeroporto, e foi decidida em reunião na manhã desta sexta.
Continua depois da publicidade