Uma decisão liminar da Justiça do Trabalho de Concórdia, no Oeste catarinense, estabeleceu normas para a retomada do trabalho na unidade da Seara Alimentos, pertencente à empresa JBS, na cidade de Ipumirim. O frigorífico está interditado desde o dia 18 de maio, após uma fiscalização que apontou problemas no controle da pandemia do coronavírus na unidade, que teve 86 trabalhadores confirmados com covid-19.
Continua depois da publicidade
A liminar descreve que a fábrica deverá manter distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os empregados e afastar todos os trabalhadores diagnosticados com suspeita de covid-19, mesmo que sem sintomas. O afastamento deve ocorrer sem prejuízo ao trabalhador e durar por 14 dias ou o tempo necessário para um exame. A medida também vale para qualquer funcionário com sintomas de gripe ou que tenha tido contato direto com outra pessoa diagnosticada ou com suspeita de coronavírus.
Quando atender a essas e outras medidas para controle do surto, a unidade da JBS vai poder reabrir as portas. Não há uma data estipulada. Conforme o Ministério Público do Trabalho, que tem acompanhado o avanço da pandemia nos frigoríficos da região Oeste de SC, os casos na planta de Ipumirim representavam 14% de todos os contaminados em toda a macrorregião Oeste e Serra.
No dia da fiscalização que apontou as irregularidades, feita pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, órgão vinculado ao Ministério da Economia, houve o relato até mesmo de funcionários diagnosticados com covid-19 que foram apenas medicados e seguiram trabalhando.
A decisão da Justiça vem ao mesmo tempo em que o prefeito de Ipumirim, Volnei Schmidt, encaminhou um ofício ao Ministério da Economia pedindo a liberação da fábrica. No pedido, a prefeitura relata danos econômicos ao pequeno município de 7,5 mil habitantes. A unidade da Seara emprega 1730 colaboradores de forma direta e outros 240 indiretamente, conforme o prefeito, e tem um faturamento médio diário de R$ 2 milhões, que representa 60% da arrecadação do município.
Continua depois da publicidade