A prefeitura de São José realiza barreiras sanitárias em vias do município para verificar a temperatura das pessoas que circulam pela cidade em meio à pandemia de coronavírus. Aqueles que têm febre são encaminhados aos serviços de saúde. O procedimento foi realizado nesta terça-feira (14) nos bairros Kobrasol e Barreiros, conforme a prefeita Adeliana Dal Pont.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

— Precisamos proteger a população e por conta disso montamos barreiras no município com técnicos da área da saúde, Guarda Municipal, Polícia Civil e por fiscais de transporte. Fizemos a medição de temperatura e detectamos pessoas acima dos 37ºC e encaminhamos para que procurem um serviço de saúde — comenta.

Ouça a entrevista com a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont:

Assim como o restante do Estado, com exceção à Capital, São José reabriu as lojas do comércio de rua nesta semana. O Governo de Santa Catarina e a municipalidade impõem uma série de regras para o funcionamento, como o controle na entrada, o uso de máscaras pelos funcionários e a disponibilização de álcool para higienização de todos. A prefeitura fiscaliza as atividades.

— O comércio abriu com a responsabilidade dos lojistas de terem todos os funcionários utilizando equipamentos de proteção individual. Intensificamos a fiscalização com a Defesa Civil, Procon e fiscais do município, além do apoio das polícias. Orientamos os estabelecimentos e temos poder de fechamento, caso não seja respeitado o decreto — afirma a prefeita Adeliana Dal Pont.

Continua depois da publicidade

Conforme o Governo do Estado, os trabalhadores que permanecem em atividade devem sempre utilizar máscaras de pano durante o expediente. A troca deve ser feita a cada quatro horas. Os estabelecimentos devem auxiliar a manutenção do distanciamento entre as pessoas e organizar eventuais filas com fitas de isolamento ou marcações no chão.

Saiba tudo sobre o coronavírus no NSC Total