A prefeitura de Florianópolis multou nesta terça-feira (7) duas pessoas com suspeita de Covid-19 por descumprimento do isolamento domiciliar. São as primeiras multas do tipo aplicadas na Capital durante a pandemia do novo coronavírus. Com valor de R$ 500, a cobrança está prevista em um termo de isolamento que os pacientes confirmados com a doença assinam na Capital.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Segundo a prefeitura, o objetivo da medida é proteger os moradores e limitar a circulação do coronavírus, garantindo o isolamento domiciliar dos pacientes com teste positivo. Para quem tem apenas a suspeita de Covid-19, há também a previsão de multa caso a pessoa não esteja em casa no momento do exame ou se negue a ter material coletado.

Nos casos multados nesta terça-feira, uma pessoa se recusou a assinar o termo e a outra se negou a fazer a coleta de um exame.

– A atual situação de pandemia preocupa o mundo inteiro e é preciso cautela e responsabilidade para que este período seja enfrentado da melhor maneira possível. Estamos fazendo de tudo para não sobrecarregar o sistema de saúde, e para isso precisam ser cumpridas a medidas de distanciamento social e de isolamento, não permitir que as pessoas descumpram essas medidas é essencial para saúde coletiva – apontou a diretora de Vigilância em Saúde de Florianópolis, Priscilla Valler dos Santos.

Continua depois da publicidade

Os casos suspeitos e confirmados de coronavírus em Florianópolis têm sido acompanhados diariamente pela rede de saúde, que faz contato por telefone com os pacientes.