A proibição de uso das praias como medida para evitar aglomerações e conter o avanço do novo coronavírus parece ter surtido efeito em Florianópolis. Segundo informações da Guarda Municipal e da Polícia Militar, responsáveis pela fiscalização nos locais, as principais praias da Capital não registraram movimento significativo na manhã ensolarada e quente desta sexta-feira (19).
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
— Estamos atuando para tentar cobrir todo o litoral do Norte da Ilha, tanto com fiscalização na orla quanto nos estabelecimentos. A gente quer tentar estancar a aglomeração já pela manhã para evitar que as praias lotem ao longo do dia — disse o comandante da 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o major Pablo Neri Pereira.
De acordo com ele, 40 policiais estão destinados a esse trabalho na região, que inclui alguns dos principais destinos turísticos da Capital, como as praias de Canasvieiras e Jurerê.
A reportagem do Hora de Santa Catarina visitou as duas praias durante a manhã, entre 9h e 10h, e em ambas havia apenas algumas pessoas na faixa de areia nesse horário. Policiais militares chegaram no fim da manhã para orientar os presentes que deixassem os locais. Segundo o comandante Pablo Neri, não está havendo resistência.
Continua depois da publicidade
Caminhando com o cachorro em uma calçada próximo à praia de Jurerê, o aposentado Fernando Fagundes, de 81 anos, disse concordar com a medida.
— Aqui no Brasil o pessoal ainda está um pouco refratário a entender essas determinações do poder público, mas nos outros países as pessoas estão aderindo cem por cento. A tendência aqui é piorar (a pandemia de coronavírus), mas o quanto eu não sei — comentou.
Nas praias do Sul e do Leste da Ilha, o movimento também diminuiu nesta manhã, de acordo com a Polícia Militar. Segundo o comandante do 4º Batalhão da PM, o tenente-coronel Dhiogo Cidral, a polícia faz ações na Praia Mole, Joaquina, Campeche e Morro das Pedras. Ainda de acordo com ele, em nenhuma delas havia aglomeração na manhã desta sexta-feira.
Medidas restritivas
A proibição do uso foi anunciada pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, nesta quinta-feira (19), depois de um dia de grande movimento nas praias na Capital.
Continua depois da publicidade
Mais tarde, em mais um decreto com medidas restritivas para tentar conter o coronavírus, o governador Carlos Moisés proibiu a concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, a exemplo de parques, praças e praias em todo o território catarinense.
Veja mais fotos:

