Os postos de saúde de Florianópolis alteraram o protocolo de atendimento e estão fazendo triagem para identificar casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19). O paciente é questionado sobre os sintomas e se tiver febre e mais um como tosse, dificuldade para respirar, catarro, coriza, dificuldade para engolir e dor de garganta, ele é levado para uma sala de isolamento. Outro fator observado é se nos últimos 14 dias, tenha retornado de viagem internacional de qualquer país.

Continua depois da publicidade

Apesar disso a orientação é de que as pessoas não devem ir às unidades para evitar o contato desnecessário. Na manhã desta segunda-feira (16), os centros de saúde do Pantanal e da Trindade tiveram um fluxo de atendimento reduzido.

— Estamos tendo uma demanda de pacientes no sentido de não vir. Ou seja, estão desmarcando consultas — falou a coordenadora do Centro de Saúde da Trindade, Fabíola Proença.

A coordenadora também detalhou as principais orientações da norma técnica:

— Estabelecer o fluxo dos pacientes sintomáticos respiratórios. Não deixar que essas pessoas circulem principalmente sem máscara. Isso garante a segurança do servidor e do paciente para que a gente não aumente o número de contágios — contou.

Continua depois da publicidade

Florianópolis tem dois casos confirmados do novo coronavírus. Todos foram importados.