Os Estados Unidos ultrapassaram nesta quinta-feira (16) a marca de 30.000 mortes por coronavírus, segundo a contagem em tempo real da Universidade Johns Hopkins. De acordo com a fonte, 30.999 pessoas morreram no país devido à Covid-19.

Continua depois da publicidade

​​​​> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Os dados foram coletados por volta das 13h (de Brasília) desta quinta-feira (16). O número de mortes dobrou em uma semana. Cinco dias atrás, os Estados Unidos passaram a Itália em quantidade de óbitos pela Covid-19.

Os Estados Unidos são o país com mais mortes pela pandemia, à frente da Itália (21.645 óbitos), Espanha (19.130) e França (17.167). Até o momento, foram notificados 640.000 casos positivos do novo coronavírus.

Com mais de 14.000 mortes apenas no estado de Nova York, a cidade homônima é o epicentro da pandemia no país. Por conta disso, o estado deve manter as estritas medidas de isolamento até 15 de maio, conforme anunciou do governador Andrew Cuomo, nesta quinta-feira (16), após relatar o total de 606 mortos nas últimas 24 horas.

Continua depois da publicidade

– Temos que continuar o que estamos fazendo. Gostaria que a taxa de infecção caísse ainda mais. A política de isolamento de Nova York será implementada até 15 de maio – disse Cuomo em entrevista coletiva.

Apesar desse contexto, o presidente Donald Trump prometeu divulgar nesta quinta seu plano para começar a reabrir a economia, assegurando que "já passou" o pico da pandemia. Trump sugeriu que os estados menos afetados poderão suavizar suas restrições antes de 1 de maio.