Circula em correntes pelo Whatsapp o vídeo de um suposto médico, que recomenda a população a utilizar água oxigenada (peróxido de hidrogênio), para higienizar as mãos e o rosto como forma de evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). Especialistas ouvidos pela reportagem, no entanto, afirmam não haver recomendação oficial, por enquanto, para uso do produto nem evidências suficientes de que ele proteja contra o vírus.

Continua depois da publicidade

Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

No vídeo, o homem se apresenta como nutrólogo de Brasília e afirma ser “fã incondicional” da água oxigenada. Ele sugere que as pessoas usem o produto para desinfetar objetos pessoais, as mãos e o próprio rosto.

“Eu acho que é muito fácil a gente conseguir se proteger um pouco mais. Água oxigenada você compra em qualquer farmácia. 100 ml é um frasquinho que custa barato e você vai fazer uma mistura com uma garrafa pet de água, de um litro e meio”, descreve.

Continua depois da publicidade

Em seguida, ele sugere aplicar essa solução num pano ou toalha de rosto. “Para você carregar na rua. Você pode sair, você vai se proteger e toda vez que você tocar alguma coisa, você passa nas mãos, você limpa o seu celular, o teclado que você for usar, para chamar o elevador. E não tenha receio de passar várias vezes por dia, use como proteção. Isso vai fazer com que você possa ter seus afazeres normais. Você pode usar na sua higiene, você pode passar no seu rosto”, afirma o homem no vídeo.

Sem comprovações até o momento

Especialistas consultados pela reportagem, no entanto, afirmam não haver comprovações de que o produto proteja o indivíduo do contágio pelo vírus.

– Infelizmente, não parece ser efetiva a água oxigenada para coronavírus. Até o momento, não vi nenhuma orientação que comprove – afirma o infectologista Fabio Gaudenzi de Faria, ex-superintendente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina e médico da rede estadual.

Continua depois da publicidade

O também infectologista e professor do curso de Medicina da Univali, Pablo Sebastian Velho, não recomenda o uso de água oxigenada para higiene pessoal:

– A forma demonstrada no vídeo traz contaminação desse pano ou lenço não descartável. E esse uso para higiene pessoal está contraindicado.

O que é eficaz para a prevenção ao coronavírus

Velho ressalta, no entanto, que a água oxigenada pode ser utilizada somente na limpeza das superfícies domésticas.

Continua depois da publicidade

Para higienização de mãos, nada melhor do que água e sabão. Pablo Sebastian Velho, infectologista e professor da Univali

Ambos os especialistas concordam que é melhor se ater às recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde:

– Lave as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização, ou higienize com álcool em gel 70%

– Cubra com o braço, nunca com as mãos, boca e nariz ao tossir ou espirrar ou com um lenço de papel, que deve ser descartado no lixo em seguida.

Continua depois da publicidade

– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas

– Evite contato próximo com pessoas doentes

– Fique em casa se estiver doente

– Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com freqüência

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos

– Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados

– Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção)