O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, anunciou na tarde desta quarta-feira (25) que junto com os municípios de São José, Palhoça e Biguaçu, vai comprar testes para confirmar todos os casos suspeitos do novo coronavírus que surgirem na capital e nas outras três cidades também da Grande Florianópolis. A intenção é liberar a população que não estiver doente, de forma segura, para o retorno das atividades.
Continua depois da publicidade
Segundo Loureiro, ainda não há previsão para o fim da quarentena, no entanto, adiantou que o isolamento geral termina somente após liberação do governo do Estado, que decretou situação de emergência em Santa Catarina por sete dias, a contar do dia 18 de março, prorrogado por mais sete.
Sobe para 122 o número de casos confirmados do novo coronavírus em SC; casos suspeitos tiveram queda
– A gente tá preparando para a volta de atividades, gradativamente. Mas vai acontecer somente quando pudermos garantir a segurança da população, isolando todos os suspeitos – afirmou Loureiro.
Para tornar viável a testagem, as prefeituras dos quatro municípios envolvidos no acordo vão padronizar a identificação dos casos em três etapas, seguindo critérios que já são usados em Florianópolis e que leva em consideração uma cartilha com pontuação nos sintomas.
Continua depois da publicidade
Saiba qual é a combinação de sintomas que torna uma pessoa suspeita para o novo coronavírus
Após identificar os suspeitos, que é o primeiro passo, os casos positivados para Covid-19 recebem a notificação – segunda etapa – e vai para o isolamento, assim como todos os que estiverem mais próximos – etapa final:
– Não temos como colocar toda a população em isolamento, por isso, queremos botar todos os suspeitos.
Veja a evolução do coronavírus em todas as cidades de SC
