A cobertura com todas as informações sobre o coronavírus em Santa Catarina, no Brasil e no mundo movimenta o portal NSC Total durante o dia inteiro, com equipes espalhadas por Santa Catarina apurando as últimas notícias com precisão e agilidade. No entanto, tudo isso acontece com as redações dos jornais da NSC Comunicação praticamente vazias.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

A pandemia do coronavírus e a quarentena adotada em Santa Catarina também alteraram o dia a dia das equipes de jornalismo do Diário Catarinense, A Notícia, Jornal de Santa Catarina, Hora de SC, CBN Diário e Itapema FM. Com um esquema de rodízio adotado desde a última quinta-feira (19), a maioria dos jornalistas está trabalhando de casa, em sistema de home office, com apenas um profissional presencialmente na redação em Florianópolis. Antes disso, gestantes e profissionais do grupo de risco da Covid-19 já estavam em casa.

Acostumados ao movimento de uma redação, os jornalistas precisaram se acostumar ao trabalho de casa. Com a ajuda da tecnologia, tudo é organizado através de grupos de conversa em aplicativos, trocas de e-mail e ligações. Da apuração e produção das notícias até a atualização da capa do NSC Total e outros sites, além do gerenciamento das redes sociais, tudo é feito de casa pela equipe de jornalistas.

– Mudamos nossa rotina, não nos enxergamos mais diariamente, mas seguimos todos conectados pela necessidade de fazer jornalismo de alta qualidade e performance neste momento em que o mundo urge por informação de credibilidade. Uma preocupação minha pessoal e profissional é com o lado humano da equipe, para que consiga separar os horários de trabalho e um espaço para ocupar a cabeça com assuntos menos pesados, facilitando assim o equilíbrio emocional. Um exemplo disso é o reforço com horário de intervalo durante a jornada e as folgas. Sem dúvidas, é um momento que só infla meu orgulho dessa equipe competente que faz o NSC Total – diz a editora do NSC Total, Raquel Vieira.

Continua depois da publicidade

Mesas de jantar viraram estações de trabalho, entrevistas passaram a ser feitas da sala de casa e as coletivas de imprensa diárias com os órgãos oficiais são acompanhadas por celulares e notebooks.

– Nunca fiz home office, então para mim tudo é novo. Tento manter uma rotina "comum" de manhã: tomo banho e me visto como se fosse ir trabalhar normalmente. A diferença é de que estou na minha casa, com os gatos correndo para lá e para cá (risos). Mas a mudança vem sendo mais fácil do que imaginava que seria. TV ligada em canais de notícias ajudam a manter o clima da redação – conta o repórter Augusto Ittner.

A distância também não atrapalha a integração entre os veículos que formam o NSC Total. A parceria entre jornais, rádios e NSC TV segue forte durante a quarentena e mensagens de áudio gravadas no celular substituem os boletins no estúdio das rádios CBN Diário ou Atlântida:

– O momento também nos aproxima do rádio. As participações, antes presenciais no estúdio, agora são boletins gravados com informações atualizadas e hiperlocais sobre o novo coronavírus. Isso valoriza nosso trabalho e amplia ainda mais a abrangência de conteúdos importantes sobre a Covid-19 – completa Augusto.

Continua depois da publicidade

Na CBN Diário, como explica o editor-chefe Márcio Serafini, a necessidade de conciliar a missão de informar o público, ainda mais fundamental em um momento como esse, com a preservação da saúde da equipe mudou completamente a rotina:

– Todos os âncoras apresentam os programas de casa, desde Leandro Lessa, a partir das 6h, até Kadu Reis, às 20h, passando por Mário Motta, Felipe Reis, Renato Igor e Paulo Branchi. O tradicional Debate Diário, pela primeira vez em mais de 20 anos de história, é apresentado com todos os debatedores – Roberto Alves, Rodrigo Faraco, Paulo Branchi, Chico Lins e Salles Júnior – direto de suas residências. Tudo isso sem prejuízo à qualidade do som e, principalmente, à nossa crença no jornalismo essencial.

Uma operação envolvendo diversos setores da empresa foi colocada em prática na NSC TV, conforme explica a gerente-geral de telejornalismo da emissora, Daniella Peretti:

– Em um momento em que o jornalismo profissional é essencial para a população, tivemos que tomar medidas extremas para preservar a saúde da nossa equipe e seguir fazendo nosso trabalho com mais segurança. São tempos de adaptação para todos, não teria como ser diferente para nós.

Continua depois da publicidade