Depois de uma terça-feira (17) com pouco movimento e após o decreto do governo do Estado, algumas lojas amanheceram fechadas na Rua XV de Novembro, em Blumenau, nesta quarta-feira (18). Nas portas, empresas destacavam a determinação do governador Carlos Moisés e suspenderam o atendimento ao consumidor devido ao novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau, a orientação é para que o empresário trabalhe ainda durante esta quarta para, aí sim, se organizar e liberar os funcionários gradativamente. Helio Roncaglio defende que é preciso evitar a movimentação em empresas para evitar a propagação da Covid-19.
— Nesse momento a ideia é essa, de sinalizar pela continuidade do trabalho hoje, mas com o empresários já organizando o trabalho, organizando a empresa, para que aí o colaborador vá para casa. Não é para ficar andando na rua. É um momento novo para todo mundo e as empresas vão ter que se reinventar. É essa mensagem que estamos passando aos associados — aponta Roncaglio.
O presidente da CDL complementa e diz que muitos não conseguem suspender as atividades de um dia para o outro:
Continua depois da publicidade
— Tem muito funcionário que está indo trabalhar e nem sabe das novas determinações. Não é simplesmente fechar uma porta. Tem gente que tem produto para produzir e entregar, e está nessa situação de não saber bem o que fazer. Então estamos deixando bem claro que é um período de dispensa de funcionários que precisarão esperar com esperança de que isso tudo passe logo.
Decreto desta terça-feira (18)
O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência em todo o Estado nesta terça-feira (17) por causa da pandemia do novo coronavírus. A medida foi anunciada pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) em coletiva de imprensa após uma longa reunião com todo o secretariado. A decisão visa conter a propagação do Covid-19, uma vez que Santa Catarina tem registro de transmissão comunitária — quando não é mais possível identificar a origem da contaminação.
Leia também
Coronavírus: sintomas, tratamento e como prevenir