Joinville registra 25 casos confirmados de coronavírus, segundo os dados divulgados pelo Governo do Estado no fim da tarde desta segunda-feira (6). O número representa 5,9% de todos os 417 casos que tiveram resultados positivos no Laboratório Central (Lacen) para o novo vírus em Santa Catarina. O crescimento foi de cinco casos desde o último sábado (4), quando a cidade registrou 20 confirmações.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Apesar do pedido do governador Carlos Moisés para que a divulgação dos números de casos sejam centralizados no Governo do Estado, as prefeituras continuam emitindo relatórios locais dos casos confirmados. Os números da Prefeitura de Joinville nesta segunda-feira estavam acima dos divulgados pela Secretaria do Estado da Saúde. Isso ocorre porque há um intervalo de tempo entre a comunicação dos casos ao Estado e contabilização nos dados oficiais.
A Secretaria da Saúde de Joinville não informou detalhes do perfil dos novos pacientes, nem a situação de saúde. Até o momento, o município possui 356 casos notificados no total. De todos os pacientes, 13 já estão recuperados. Apenas uma morte foi registrada na cidade. A vítima era o empresário Mário Borba, de 68 anos, que morreu no último dia 30 de março.
Novo decreto recomenda utilização de máscaras
Em decreto assinado no início da tarde desta segunda-feira, a prefeitura de Joinville recomendou a utilização de máscaras pela população da cidade.
Continua depois da publicidade
“Fica recomendada a toda a população a utilização de máscaras de proteção, confeccionadas em tecido em conformidade com orientações do Ministério da Saúde, em especial quando houver necessidade de compras de gêneros de primeira necessidade ou outra medida que interrompa provisoriamente o isolamento social”, aponta o decreto assinado pelo prefeito Udo Döhler.
A publicação também cita a necessidade de manutenção dos demais cuidados na prevenção ao coronavírus, incluindo o isolamento social. A recomendação é para adesão de “forma plena” ao uso da máscara durante o período da pandemia e também antes do inverno, mantendo a utilização durante a estação.