Jaraguá do Sul contabiliza, até a atualização divulgada pelo Governo do Estado na última segunda-feira (6), seis casos confirmados de coronavírus. Destes, cinco pacientes já estão recuperados e um permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os detalhes sobre o estado de saúde, além do perfil dos demais pacientes, não foram divulgados pela Secretaria de Saúde do município.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
O sexto caso confirmado no município é um homem de 37 anos que ficou internado com sintomas de Covid-19. O paciente teve alta hospitalar e está bem. Além disso, Jaraguá do Sul registra 56 casos suspeitos, 43 descartados e sete que ainda aguardam resultado.
Conforme o secretário da Saúde, Alceu Gilmar Moretti, a cidade está ampliando o número de leitos nas UTIs dos hospitais São José e Hospital Jaraguá. Com previsão para serem concluídos em dez dias, o município terá um aumento de 20 leitos, passando de 40 para 60.
Embora o número de casos seja baixo em relação a outras cidades catarinenses, Jaraguá do Sul não é uma cidade de grande porte, com pouco mais de 177 mil habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019. Cidades com o porte semelhante ao de Jaraguá do Sul registram menos casos: Palhoça, com 171 mil moradores, tem três casos confirmados de coronavírus; e Lages, com 157 mil habitantes, tem quatro casos positivos.
Continua depois da publicidade
Para Alceu, entretanto, medidas como o isolamento social apresentaram reflexos positivos nas procuras por atendimentos médicos.
– O isolamento social fez com que houvesse uma diminuição drástica na procura nas unidades de saúde e pronto atendimentos dos hospitais. Isso comprova que o isolamento social, com as pessoas ficando em casa, faz com que os sintomas gripais não apareçam. Essa é uma época do ano propícia para estes tipos de sintomas – pontua.
Conforme ele, outras medidas, como a suspensão das aulas, também trouxeram diminuição no fluxo de pessoas em hospitais. O secretária afirma que as unidades tiveram uma redução de cerca de 70% no atendimento a crianças com sintomas gripais.
Cidades vizinhas buscam atendimento em Jaraguá
Municípios como Schroeder, Massaranduba, Corupá e Guaramirim – os quais fazem parte da microrregião de Jaraguá do Sul – não possuem estrutura de UTI em suas unidades de saúde. Portanto, pacientes diagnosticados nesses municípios e que apresentam sintomas graves do Covid-19 são deslocados às unidades de Jaraguá do Sul, como aconteceu em um dos seis casos confirmados.
Continua depois da publicidade
– Tanto Jaraguá do Sul como os municípios da microrregião estão tendo todo o protocolo de atendimento, dando prioridade nas unidades, suspendendo tudo o que é passível de recuperação, como exames não emergenciais, para estar preparados para o possível aumento de casos e prosseguir com o combate ao vírus – destaca.
O secretário afirma que as medidas adotas em relação à ampliação dos leitos também estão sendo adotadas para este fim.