Nesta terça-feira (12), o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, assinou o decreto 13.857/2020, que estabeleceu horários de funcionamento de restaurantes, bares, lanchonetes, pubs e estabelecimentos congêneres durante a pandemia do Covid-19. De acordo com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, o objetivo é reforçar a situação de emergência em Saúde Pública e foi motivado pelo alto número de flagrantes a festas registrados pela Polícia Militar, eventos que desrespeitaram completamente as regras de prevenção necessárias no combate ao coronavírus.

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias sobre coronavírus

Pelo decreto, esses estabelecimentos ficam autorizado a funcionar de segunda a domingo, das 6h às 22 horas. Os estabelecimentos de alimentos que realizam comércio do tipo delivery poderão realizar entregas nos clientes até meia-noite. Já lojas de conveniência anexas a postos de combustíveis, entre as 22h até as 6h, poderão disponibilizar somente o autoatendimento, sem consumo no local. A fiscalização ficará a cargo das equipes de Vigilância Sanitária e das equipes de Segurança Pública.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de terça-feira, o prefeito Antídio Lunelli citou o flagrante na madrugada de domingo (10), em uma festa no bairro Amizade, onde a polícia militar encontrou pelo menos 100 pessoas. Ao chegarem no local, alguns participantes do evento ainda tentaram incitar os demais a reagirem contra a ação policial. Segundo o comandante da Polícia Militar em Jaraguá do Sul, o tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, desde o início do isolamento social, em 18 de março, já chegaram mais de 1.500 denúncias de irregularidades na central.

— Em relação a festas, elas vêm se repetindo, principalmente nos últimos três finais de semana (em especial neste último, quando foi encontrada uma festa com pelo menos 100 pessoas). A gente tem combatido isso de maneira muito forte. Não vai ficar apenas no termo circunstanciado por desobediência, estamos em contato com o Ministério Público e vamos começar a fazer o relatório técnico operacional e encaminhar pelo Artigo 268 do Código Penal, que fala sobre a propagação de doenças contagiosas — afirmou Reisdorfer.

Continua depois da publicidade

Jaraguá do Sul registrou a segunda morte por coronavírus, em caso confirmado pelo Governo do Estado na noite de terça-feira. A vítima era uma mulher de 64 anos, com comorbidade. Ela estava internada na UTI do Hospital São José e faleceu na segunda-feira. Em números da Secretaria de Estado da Saúde, a cidade tem 40 casos confirmados — os dados da prefeitura são mais altos porque há um delay na atualização do registrado estadual. De acordo com o município, 129 pessoas estavam internadas nesta terça-feira por causa da doença.

Proteção à economia com prioridade à saúde

Ao assinar o documento que restringe os horários dos estabelecimentos, Lunelli lembrou que sempre defendeu a proteção à saúde em equilíbrio com medidas que evitem um colapso econômico e desemprego, porém, ressaltou que o país e o mundo enfrentam uma pandemia de sérias proporções. O aumento no número de casos em Jaraguá do Sul também foi um dos fatores que motivaram o decreto.

— Estamos atentos a cada mudança na curva de contágio e vamos tomar todas as medidas necessárias. Essa é uma situação que ninguém gostaria de passar, mas temos que ser firmes e estarmos unidos para sairmos o mais rápido possível dessa crise — disse.

O secretário Alceu Moretti afirmou que a situação do sistema público de saúde está sob controle graças às medidas adotadas pela Prefeitura desde o início de março, mas lembra que sem o respeito às regras de prevenção pode ocorrer um crescimento rápido da demanda por atendimento.

Continua depois da publicidade

— Quando dizemos, se puder fique em casa. Idosos não saiam. Tem que usar máscara. Tem que manter distanciamento. Tem que lavar as mãos a cada hora é porque isso tudo precisa ser feito para proteção da saúde da comunidade — reforçou.