Indaial confirmou no início da tarde desta terça-feira (17) a suspensão das aulas nas unidades da rede pública e privada de ensino por 15 dias por conta do novo coronavírus. O decreto, assinado pelo prefeito André Moser (PSDB), vale para a educação infantil, fundamental, nível médio, EJA, ensino técnico e superior.
Continua depois da publicidade
Saiba tudo sobre o novo coronavírus em site especial
A cidade do Médio Vale do Itajaí não tem nenhum caso confirmado e adotou essas medidas como enfrentamento à doença. Nenhum estudante terá prejuízo no calendário letivo, que será reposto no decorrer do ano — ou do semestre, no caso das faculdades.
O decreto também suspende durante os 15 dias o calendário de eventos esportivos e culturais organizados pela Fundação de Esportes (FME) e de Cultura (FIC). Cursos, aulas e demais atividades extracurriculares ligadas a essas duas pastas também estão canceladas.
No documento, o prefeito admite a possibilidade de prorrogar o decreto.
Continua depois da publicidade
Nas unidades de saúde, a prefeitura de Indaial suspendeu atendimentos de rotina para consulta geral, retorno de exames, testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites. Atendimentos odontológicos marcados também estão cancelados, mas a urgência está mantida.
Além disso, a Secretaria de Saúde em parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial montou tendas ao lado do Hospital Beatriz Ramos e do Serviço de Atendimento Integral à Saúde (Sais), no Tapajós. O objetivo é fazer uma triagem de pacientes em espaços externos, evitando aglomerações conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Leia também
Coronavírus: Blumenau amanhece com pouco movimento nas ruas e mercados cheios
Coronavírus em Blumenau: como ficam educação, serviços e eventos na cidade