A Prefeitura de Imbituba, no Sul catarinense, divulgou nesta segunda-feira (16) que vai instalar barreiras sanitárias em acessos da cidade a partir desta quarta (18) para identificar possíveis infectados pelo novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
De acordo com o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Junior, inicialmente as barreiras sanitárias vão abordar apenas caminhões que entram no município com destino ao porto da cidade. Os caminhoneiros serão entrevistados e aqueles considerados casos suspeitos de coronavírus serão encaminhados a unidades de saúde para exames médicos.
— Resolvemos adotar essa medida por causa da grande movimentação portuária, com caminhões que chegam de todas as partes do país para carregar e descarregar navios. O objetivo principal é evitar que pessoas possivelmente contaminadas circulem pela cidade — declarou o prefeito Rosenvaldo.
As barreiras sanitárias serão instaladas em três pontos. Equipes de saúde ficarão de prontidão nos locais, com apoio da Polícia Militar.
Continua depois da publicidade
A primeira barreira funcionará num posto de combustíveis na BR-101, a aproximadamente 3 km da entrada da cidade, onde os caminhoneiros que tem como destino o Porto de Imbituba já costumam passar por uma espécie de triagem para que não entrem todos ao mesmo tempo no município.
A segunda ficará no acesso norte de Imbituba – o principal da cidade, e a terceira barreira sanitária a princípio será instalada próximo à rodoviária.
A previsão é que elas comecem a funcionar a partir das 8h desta quarta. As barreiras devem operar até as 18h, mas poderão mudar de horário de acordo com a movimentação de caminhoneiros rumo à região portuária.
De acordo com a prefeitura de Imbituba, até o momento duas pessoas apresentaram sintomas de coronavírus e estão em isolamento domiciliar.
Continua depois da publicidade