A partir desta semana, quem entrar em hotéis e supermercados em Florianópolis terá que passar por aferição da temperatura corporal. Nos hotéis, a medida é orientativa e passa a valer a partir de quarta (29). Nos mercados, já começa nesta segunda-feira (27), e tem como objetivo evitar a disseminação do coronavírus. Quem apresentar febre a partir de 37,8° graus deve entrar em contato com o Alô Saúde Floripa pelo número 0800-333-3233.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, leia mais sobre o coronavírus

O estabelecimento que descumprir a regra pode ser multado em até R$ 2,5 mil ou ser interditado pela Vigilância Sanitária. Para denúncias, a população pode entrar em contato pelo número 153 ou denunciar pelo site da Vigilância Sanitária, no link Denúncia / Reclamação.

A utilização de máscaras de tecido continua obrigatória na cidade.

Como é realizada a aferição

Para medição o sensor deve ser posicionado a cinco centímetros da testa da pessoa, movendo-se gradativamente o termômetro em direção à têmpora com o botão START pressionado para detectar a temperatura corporal. Quando concluída a leitura, um sinal sonoro será emitido.

Continua depois da publicidade

A aferição de temperatura deverá ser feita com termômetro digital infravermelho com mira laser para corpo humano com precisão mínima de 0,3º grau, com registro no órgão competente e devidamente calibrado.

Como vai funcionar

Nos supermercados, clientes e funcionários terão a temperatura medida antes de entrar nas lojas. Sendo aferida temperatura de 37,8° ou superior, não será permitida a entrada no estabelecimento e deverá ser imediatamente comunicado ao Alô Saúde pelo 0800- 333-3233. A determinação é válida para os estabelecimentos com área igual ou maior que 1.000m².

Os hotéis, pousadas e similares deverão, além de medir a temperatura, realizar um questionário com todos os hóspedes que apresentem sintomas respiratórios. A partir das perguntas, será possível observar o histórico de saúde do hóspede para evitar contaminação da equipe de trabalho e de outras pessoas que estejam no local. O questionário pode ser baixado do site da prefeitura.

Ao detectar uma pessoa com temperatura corporal elevada, a gerência do hotel deverá enviar a informação para a Vigilância Epidemiológica municipal pelo e-mail gervefloripa@gmail.com.

Continua depois da publicidade

Clique na imagem e veja dados detalhados no Painel do Coronavírus