As visitas a pacientes internados em hospitais de Blumenau estão suspensas por pelo menos uma semana. O anúncio do prefeito Mário Hildebrandt ocorreu em coletiva no começo da noite desta quinta-feira (19). Conforme Hildebrandt, o pedido veio das próprias unidades como forma de prevenção ao novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
A determinação não se aplica ao acompanhante do paciente. Porém, a pessoa não pode ter mais de 60 anos, ser menor de idade, estar grávida e ter qualquer sintoma de gripe. Segundo o prefeito, o decreto foi assinado nesta quinta e valerá por sete dias.
— Cada médico vai regular a necessidade do acompanhante em cada uma das ações — explicou o chefe do executivo blumenauense.
Transporte para profissionais
A Seterb e Secretaria de Saúde estão organizando linhas do transporte coletivo especiais para levar os funcionários dos hospitais ao trabalho. A medida é possível devido a uma portaria da Secretaria Estadual de Saúde.
Continua depois da publicidade
A ideia é criar um fretamento exclusivo para os profissionais que dependem de transporte público para chegar às unidades. Conforme o secretário de Trânsito e Transportes, Eder Boron, as equipes levantaram as informações junto aos hospitais para definir os quatro itinerários que serão feitos, partindo do Garcia, Fortaleza, Itoupavas e Velha. Serão seis horários e cerca de 50 ruas contempladas.
Só poderá entrar nos ônibus quem comprovar ser funcionário dos hospitais Santa Isabel, Santo Antônio, Unimed e Santa Catarina. Será necessário apresentar o crachá, por exemplo, para evitar que cidadãos aproveitem a oportunidade para utilizar o transporte. Os pontos finais serão os próprios hospitais.
Os ônibus começarão a circular na segunda-feira (23). Servidores que trabalham em unidades de saúde da rede municipal não serão contemplados, já que estão recebendo auxílio financeiro para chegar ao serviço, mas casos específicos podem ser avaliados individualmente.