Depois de uma queda de 30% no número de doações de sangue no começo desta semana, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HemoSC) voltou a registrar um bom volume de captação. Algumas medidas tiveram que ser tomadas para garantir a segurança dos doadores e da coleta. De acordo com Sílvio Battistella, que é coordenador do setor de captação de doadores do HemoSC, há uma limitação de acesso nas salas de espera e de coleta para evitar aglomerações. Também foi montada uma estrutura na parte externa do prédio, onde é feita a primeira triagem.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Além das recomendações que já são padrão, não podem doar pessoas que estiveram em viagem recente ao exterior ou ao Rio de Janeiro e São Paulo, pessoas que estejam com qualquer sintoma de gripe e pessoas que tiveram ou estejam em contato com outras com sintomas do coronavírus.

Outras adequações

Além da estrutura montada fora do prédio, na parte interna a sala de espera foi organizada para que seja mantida a distância adequada entre as pessoas. Higienização dos bancos e corrimãos também foi intensificada.

— A cada dia avaliamos como isso tem transcorrido e se há necessidade de adequações ou outras medidas protetivas, explica Sílvio.

Continua depois da publicidade

Nos últimos dias os pedidos por sangue tiveram uma queda representativa no Estado em razão do cancelamento das cirurgias eletivas. Entretanto, manter um bom número de doações é essencial já que não há como saber quanto tempo vai durar o quadro de pandemia e a manutenção dos estoques é fundamental para atender a população que necessita de transfusões.

— Nosso estoque atual vai durar um determinado tempo, lembrando que o sangue tem validade, destaca o coordenador.

Farmácia

Em relação a entrega de medicamentos, o atendimento continua funcionando, mas foram tomadas medidas para restringir ao máximo o fluxo desses pacientes. Somente os casos de extrema necessidade devem ir pessoalmente ao HemoSC.

Atendimento

Se você se adequa aos critérios de doação entre em contato por telefone com o HemoSC mais próximo. Se preferir, pode agendar a doação pelo site www.hemosc.org.br. Confira os números:

Continua depois da publicidade

HEMOSC Florianópolis – (48) 3251-9712

HEMOSC Blumenau – (47) 3222-9800 / 9801

HEMOSC Chapecó – (49) 3700-6410 / 6411

HEMOSC Criciúma – (48) 3444-7414

HEMOSC Joaçaba – (49) 3527-2219

HEMOSC Joinville – (47) 3481-7413

HEMOSC Lages – (49) 3289-7011

Horários de funcionamento

Em razão da pandemia e com o objetivo de minimizar a exposição dos doadores, pacientes e colaboradores ao coronavírus, os horários de atendimento sofreram algumas alterações nos hemocentros de Florianópolis, Blumenau, Chapecó e Joinville por 7 dias (de 19 a 26 de março). Além disso, as Unidades de Criciúma, Tubarão e Jaraguá do Sul estarão fechadas para atendimento externo durante o mesmo período.

Os Hemocentros de Lages e Joaçaba não sofrerão alteração nos horários de funcionamento.

Confira o horário de funcionamento de cada Hemocentro:

HEMOSC Florianópolis

Horário: 8h15 às 16h30

HEMOSC Blumenau

Horário: 8h15 às 16h30

HEMOSC Joinville

Horário: 8h15 às 16h30

HEMOSC Chapecó

Horário: 8h15 às 16h30

HEMOSC Lages

Horário: 8h às 11h30 e 13h às 17h30

HEMOSC Joaçaba

Horário: 12h30 às 18h30

HEMOSC Criciúma

Fechado

HEMOSC Tubarão

Fechado

HEMOSC Jaraguá do Sul

Fechado