Apesar das dificuldades financeiras e da paralisação do futebol por conta do coronavírus, o Figueirense irá pagar integralmente os salários de março para os seus colaboradores. A remuneração dos meses futuros pode ter reduções, a depender do cenário e momento de retorno das competições. O presidente do clube, Norton Boppré, abordou os temas financeiros em entrevista ao Debate Diário desta segunda-feira (31).
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
— O mundo do futebol está vivendo uma situação jamais vista e experimentada. O momento é de mais dúvidas do que certezas. A primeira decisão que tivemos, conjunta com os clubes, foi de conceder férias coletivas a partir de 1º de abril. Os atletas foram informados desta decisão. Nós decidimos efetuar o pagamento integral dos salários do mês de março, mesmo com a suspensão das atividades. Resolvemos honrar este compromisso e assim vamos proceder — afirma Boppré.
Ouça o Debate Diário desta segunda-feira:
O Figueirense e os demais clubes da Série B definiram férias de 20 dias a partir de 1º abril para as equipes, com opção de prorrogação por mais dez dias. Os direitos de imagem foram suspensos durante a paralisação dos campeonatos. O comunicado das instituições ainda traz a possibilidade de redução salarial, que pode ser negociada por cada time.
Continua depois da publicidade
— Sobre redução, nós, no conjunto de clubes das Séries B e C, aventamos a possibilidade de, em caso de força maior, emergência, o clube proceder uma redução de até 25% dos salários. Este assunto foi comunicado aos atletas, não em tom de decisão, mas para eles tomasse conhecimento daquilo que os clubes estão debatendo. Passamos estas informações e cada clube terá a possibilidade de tomar internamente sua decisão — pontua o presidente alvinegro.
Antes da pandemia de coronavírus, o Figueirense estava envolvido nas disputas do Campeonato Catarinense e Copa do Brasil. Terceiro colocado da primeira fase do estadual, o Furação se classificou para enfrentar o Juventus, de Jaraguá do Sul, nas quartas de final. Na competição nacional, o Alvinegro venceu o Fluminense por 1 a 0 no jogo de ida da terceira fase e aguarda a realização da partida decisiva, no Rio de Janeiro.