Com o anúncio de que não haverá aulas presenciais ao menos até final de maio, a rede municipal de ensino de Blumenau estuda uma maneira de chegar não só o conteúdo aos estudantes, mas também a merenda. Para uma parcela das crianças, vindas de famílias carentes, essa é a refeição mais importante do dia.
Continua depois da publicidade
Após uma resolução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a prefeitura de Blumenau negocia com agricultores da região para disponibilizar alimentos aos alunos que estão em casa devido às medidas restritivas do combate ao novo coronavírus. Os primeiros a receberem os produtos serão crianças de famílias que recebem o Bolsa Família.
São cerca de três mil que estão cadastradas no CadÚnico de programas sociais. Nestes casos, a prefeitura complementará a verba repassada pelo Pnae para oferecer uma cesta mais completa, já que o valor recebido do Governo Federal é de cerca de R$15 reais por aluno/mês. Conforme a Secretária de Educação, Patricia Lueders, o setor de Assistência Social do município será responsável por complementar o recurso federal.
Todos os mais de 33 mil alunos terão direito aos alimentos pagos com o dinheiro do Pnae, mas como o valor é baixo, quem quiser pode abrir mão dos kits, permitindo que os estudantes de baixa renda recebam mais alimentos que o previsto. As famílias deverão manifestar o interesse ou não de buscar os perecíveis em um formulário online, que estará disponível no site da prefeitura a partir desta quarta-feira (15).
Ainda não há data para a entrega dos produtos oriundo da agricultura familiar, já que depende das tratativas da prefeitura com os fornecedores, mas Patricia garante que há pressa.
Continua depois da publicidade
— É um valor pequeno, significa 20% da alimentação escolar, por isso complementaremos com recurso próprio para as crianças que mais precisam. Também teremos que ter cuidado na compra, já que são produtos da horta, que vencem rápido. Priorizaremos aqueles que resistem mais, como o mel, aipim e batatas, por exemplo — detalhou a secretária.
As escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) devem ser o ponto de entrega dos kits, mas mais detalhes da ação serão divulgados aos pais nos próximos dias.