Mais de 100 famílias carentes da região Oeste já receberam produtos de limpeza caseiros,, na última semana, numa iniciativa de extensionistas da Epagri da região de Chapecó e Xanxerê, como uma medida de ajudar no combate ao coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
– A confecção de produtos de limpeza caseiros é uma forma de destinar corretamente os resíduos, apoiar economicamente as famílias e ajudar no enfrentamento da epidemia, considerando a importância da higienização neste momento – disse a extensionista da Epagri em São Lourenço do Oeste e uma das coordenadoras da ação, Cleonice Maria Trevisan Suttili.
A Epagri tem um trabalho de capacitação na produção de materiais de limpeza, como sabão a partir de gordura, que é oferecido para famílias de agricultores, pescadores, indígenas e quilombolas,
Continua depois da publicidade
A partir da semana passada, as extensionistas iniciaram uma campanha para arrecadar gordura que é utilizada na fabricação do sabão e outros produtos de limpeza. Amigos, familiares e vizinhos estão auxiliando tanto na fabricação, como na logística de distribuição, que é feita segundo às recomendações das autoridades em saúde.

As prefeituras e outros parceiros nas políticas públicas da Epagri, também colaboram nessa rede de solidariedade. Os beneficiados são famílias mais vulneráveis, através de grupos de idosos, mulheres e voluntários.
Os profissionais da Epagri também continuam trabalhando remotamente dando dicas e receitas para os interessados. Para isso basta baixar o aplicativo no site da Epagri (https://www.epagri.sc.gov.br/).