Subiu de 57 para 68 o número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina, conforme boletim divulgado no início da noite deste domingo pelo Governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Florianópolis manteve dez casos. Depois vêm Itajaí, Braço do Norte e Criciúma, com sete casos cada. Tubarão, Balneário Camboriú e Blumenau têm seis. Joinville tem quatro. São José tem três. Rancho Queimado, Imbituba e Chapecó têm dois. Jaguaruna, Jaraguá do Sul, Navegantes, Pomerode, Lages e Gravatal têm apenas um caso cada.
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Há também 410 casos suspeitos. No Brasil são 25 mortes e 1,5 mil casos suspeitos de coronavírus, a maioria no Sudeste.
— Temos casos em todas as regiões do Estado, por isso recomendamos que as pessoas fiquem em casa. O isolamento social é a medida mais eficiente contra a propagação do vírus — disse o governador, Carlos Moisés da Silva.
Continua depois da publicidade
O governador afirmou também que vai publicar até esta segunda (23) uma portaria em que aumenta a transparência dos atos de compra de produtos e equipamentos da Secretaria da Saúde, com o acompanhamento do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça e Procon.
Além disso, quer aumentar a fiscalização a empresas que estariam aproveitando o momento de maior demanda para aumentar os preços de forma abusiva.
Nas ações de segurança, até este domingo o governo informou que 1.735 estabelecimentos haviam sido fechados pela Polícia Civil, com três conduções à delegacia. Houve ainda o registro de mais de 7.200 intervenções, 838 ocorrências policiais, 672 notificações formais, 98 interdições de estabelecimentos e 94 termos circunstanciados desde a decretação do estado de emergência que determinou fechamento do comércio e outras medidas para evitar circulação de pessoas.
Quantidade mínima de funcionários
Uma nova portaria regulamentará a quantidade de funcionários mínima necessária para a manutenção dos serviços essenciais em Santa Catarina. O chefe do Executivo estadual também informou que um novo decreto será publicado nesta segunda-feira e tratará da especificação do que são os serviços essenciais, notadamente entre as indústrias, com a normatização do funcionamento das fábricas.
Continua depois da publicidade
Eventuais dúvidas serão tratadas pelo Centro de Operações em Emergência da Saúde (COES), informou o governo do Estado. Ambas as publicações constarão no Diário Oficial do Estado.
Pedido ao Ministério da Defesa
Carlos Moisés afirmou que a equipe de Governo trabalhou ao longo do domingo em prognósticos sobre as medidas de restrição do convívio social diante da pandemia do novo coronavírus. Ele informou também que um expediente foi enviado ao Ministério da Defesa solicitando apoio no controle de fronteiras e do movimento em aeroportos, inclusive com o uso das Forças Armadas.