Um médico com suspeita de coronavírus foi afastado do trabalho em um posto de saúde de Itapoá, mas desrespeitou o isolamento social e foi trabalhar no pronto atendimento da cidade no dia seguinte, quando teve resultado positivo para o teste de Covid-19. O caso aconteceu no início desta semana em meio a pandemia do coronavírus em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
Segundo a Secretaria de Saúde de Itapoá, o médico trabalhava em um posto de saúde do município na segunda-feira (13), quando relatou que se sentia mal e havia feito o teste para a Covid-19 no dia anterior. Ele foi afastado do trabalho e orientado a ficar em isolamento social.
No entanto, na terça-feira (14) o médico foi trabalhar normalmente no pronto atendimento de Itapoá. No meio do expediente recebeu a notícia de que o teste para Covid-19 havia dado positivo. Ele então comunicou à chefia da unidade e foi novamente afastado da função.
Farmácias não podem vender ou aplicar testes de coronavírus em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Pacientes estão sendo monitorados
O município informou que todos os pacientes atendidos pelo médico foram mapeados e estão sendo monitorados pela vigilância em saúde. Até o momento Itapoá não tem nenhum caso confirmado de coronavírus.
As duas unidades em que o médico trabalhava continuam abertas e funcionando. Segundo a secretaria, elas receberam a desinfecção protocolar que todas as unidades de saúde estão recebendo conforme orientação da vigilância em saúde.
SC registra 29 mortes por coronavírus e tem 884 pacientes contaminados
Médico pede desculpas à população
A Secretaria de Saúde de Itapoá não informou se o médico sofrerá alguma sanção por desrespeitar o isolamento social. Nesta quarta-feira (15), a secretaria divulgou um vídeo em uma rede social gravado pelo médico onde ele se desculpa com a população.
O médico é morador de Guaratuba (PR) e realizou o teste em Curitiba (PR). O governo do Paraná confirmou que o resultado do teste do médico foi positivo.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Prefeito de Joinville defende retorno do transporte coletivo antes de 30 de abril
CDL de Joinville quer volta do rotativo e tem proposta para transporte de funcionários
Coronavírus: JEC vende 1,5 mil máscaras e arrecada 554 quilos de alimentos