Na reabertura dos bancos nessa segunda-feira (30), após duas semanas fechados para evitar o avanço do coronavírus, nem todo mundo respeitou as regras de distanciamento na fila para atendimento. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) enfatiza que durante a pandemia, para segurança, os usuários devem priorizar os serviços de atendimento online.

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O decreto do governo do estado autorizou no último domingo (29) o funcionamento de bancos e lotéricas nos próximos sete dias, desde que se mantenha o afastamento entre as pessoas para evitar o contágio além de outras regras específicas.

Filas com restrições

No primeiro dia de retomada dos serviços, muitos clientes aproveitaram para resolver pendências acumuladas durante a quarentena, como relata o presidente da Federação dos Bancários e Santa Catarina Armando Machado Filho.

– Houve uma procura muito grande. Embora a gente reconheça que muitas pessoas estavam há muitos dias já sem ter como ir aos bancos para que fossem atendidos presencialmente. Os bancários procuraram dentro das instruções do decreto do governador estabelecer aqueles critérios – disse o presidente da Federação dos Bancários e Santa Catarina Armando Machado Filho.

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Via comunicação oficial, o diretor de autorregulação da Federação Brasileira de Bancos Amaury Oliva salientou que apesar do retorno do atendimento presencial é importante que a população busque os serviços oferecidos online das agências.

– Os consumidores, principalmente os idosos, não precisam sair de casa para fazer suas operações bancárias. Os canais digitais, como aplicativos e internet banking oferecem quase a totalidade dos serviços bancários. Se não está acostumado a usar os canais digitais, procure um amigo, um parente, alguém da sua confiança que possa lhe ensinar – afirmou.

Olivo destacou que os serviços pela internet são oferecidos de forma rápida, simples e segura. Ele indicou ainda o uso de caixas eletrônicos para saques e depósitos e destacou:

– Lembre-se, é melhor ficar em casa – disse.

Prorrogação

O governador Carlos Moisés prorrogou no último domingo o isolamento por causa do coronavírus por mais sete dias em Santa Catarina e flexibilizou o decreto de restrições para alguns serviços, como bancos e lotéricas.

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Entre as regras para retorno das atividades estão o controle de acesso do público, com a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento, assim como a organização de filas com uma distância mínima de 1,5 metro entre cada pessoa.

Os estabelecimentos ainda precisam oferecer álcool em gel 70% em pontos estratégicos para os clientes e funcionários; permitir a entrada de pessoas proporcional ao número de atendentes, evitando aglomerações; dar atendimento preferencial e especial para o grupo de risco; manter as áreas ventiladas e orientar os trabalhadores a intensificar a higienização das mãos.

Além disso, os estabelecimentos devem higienizar continuamente o ambiente, além das áreas onde há uso de máquinas para pagamento com cartão e caixas eletrônicos de autoatendimento. Os trabalhadores que atendem ao público nas operações bancárias e nas lotéricas precisam usar máscara cirúrgica.