Na manhã desta segunda-feira (16), a Prefeitura de Joinville publicou uma portaria recomendando o cancelamento de eventos, entre outras ações, enquanto durar a pandemia do Covid-19. As recomendações foram feitas após uma reunião feita pelo gabinete de contingência.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Confira os impactos na educação, saúde e serviços em Joinville

Secretaria de Saúde de Joinville quer comprar R$ 719 mil em álcool gel

De acordo com esta portaria, fica recomendado que os eventos e atividades que possam reunir 100 pessoas ou mais (em locais fechados) e 250 ou mais (em ambientes abertos) em Joinville sejam cancelados, suspensos ou adiados pelos seus promotores. Se for impossível cancelar, suspender ou adiar, é recomendado que a organização garanta medidas preventivas, tais como:

Continua depois da publicidade

Em ambientes abertos, proporcionar distância mínima de um metro entre os participantes.

Em ambientes fechados, proporcionar distância mínima de dois metros entre os participantes.

Em qualquer espécie de evento, dispensar e evitar a participação de pessoas com 60 anos ou mais.

Além disso, a portaria também define que os estabelecimentos de saúde localizados em Joinville, públicos ou privados, dispensem temporariamente os estagiários e demais estudantes que exerçam atividades no local. Esta recomendação não se aplica aos programas de residência médica ou multiprofissional.

Os museus e espaços culturais abertos à visitação são orientados a adiar ou cancelar as visitas de crianças, idosos e portadores de doença crônica, entre visitas escolares e restrições do número de visitantes. A recomendação é que o limite máximo de visita simultânea em um ambiente seja de até 10 pessoas. Também deverá haver ampliação do protocolo de limpeza nas áreas comuns de exposição e banheiros destes lugares.