A Diocese de Joinville divulgou nesta quinta-feira (30) a retomada da realização de missas com a presença de público na igreja católica a partir do domingo (1) em Joinville e outras 17 cidades do Norte de Santa Catarina. O governo do Estado já havia autorizado a reabertura de igrejas e templos no último dia 20.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
No domingo, as missas na Catedral São Francisco Xavier serão realizadas às 10 horas e 19 horas, mas nem todas as paróquias vão retomar as celebrações com a presença de público no mesmo dia.
Em contato com a vigilância sanitária e seguindo as orientações da portaria da secretaria estadual de saúde, a diocese montou um documento com orientações e regras que devem ser seguidas durante as celebrações para prevenir o contágio pelo coronavírus. As paróquias estão se organizando para que todas as recomendações sejam seguidas.
As transmissões ao vivo que vêm sendo feitas desde o início da pandemia continuarão acontecendo pelas redes sociais já que alguns fiéis, enquadrados no grupo de risco, não poderão acompanhar as missas presencialmente.
Continua depois da publicidade
As medidas incluem desde a obrigatoriedade de uso da máscara por parte dos fiéis durante todo o tempo que estiverem na igreja, higienização adequada das mãos com álcool gel, distanciamento de um metro e meio entre as pessoas e lotação máxima de 30% das igrejas.
É recomendado que as pessoas façam contato com as paróquias e também acompanhem nas redes sociais a divulgação dos horários das missas, além de como será feito o controle de acesso dos fiéis. Algumas podem optar pelo agendamento ou distribuição de senhas.
Leia também:
Coronavírus em Joinville: creche com 20 crianças é fechada por desrespeitar decreto
Casamento durante o coronavírus: casal de Jaraguá do Sul faz live e inspira outros noivos