O Sebrae/SC divulgou nesta semana uma pesquisa sobre os impactos da pandemia do coronavírus na economia de Santa Catarina. Em Joinville, 34.681 pessoas já foram demitidas em razão da crise causada pelo vírus, de acordo com os dados da entidade. As empresas também perderam R$ 803 milhões em receita desde o início da pandemia, segundo o levantamento.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Foram analisadas 73.151 empresas e 34,2% dos empresários de Joinville afirmaram que demitiram até dois funcionários no último mês. Em relação ao faturamento, as empresas da cidade tiveram queda média de 64%, apontada por 90,8% dos entrevistados. Além disso, a pesquisa apontou que 1,31% das empresas encerraram as atividades.

– Esse último número parece pequeno, mas representa 958 empresas que encerraram as suas atividades no município. É significativo se pensarmos que tantos empresários não tiveram outra alternativa e precisaram encerrar suas atividades em um único mês – comenta Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae/SC.

Na região norte, 34,9% dos entrevistados demitiram ao menos dois funcionários no último mês. Na pesquisa anterior eram 17,92%. Ao todo, cerca de 73,5 mil pessoas perderam o emprego na região. A queda no faturamento foi apontada por 90,9% dos entrevistados, com média de 64,7% de redução. O total é de R$ 1,7 bilhão.

Continua depois da publicidade

Já no Estado, cerca de 406 mil pessoas perderam seus empregos desde o início da crise provocada pela pandemia do coronavírus. A margem de erro é de 4.5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa analisou o universo dos pequenos negócios e das médias e grandes empresas.

Leia também:

Em meio a coronavírus, artistas de Joinville unem forças para concluir festival de teatro na internet

Coronavírus em Joinville: data muda e testes PCR são aplicados a partir desta quinta no centro de triagem