Desde esta terça-feira (17), as pessoas com sintomas do novo coronavírus em Joinville devem procurar atendimentos nos três PAs da cidade, o PA Norte (no Costa e Silva), o PA Sul (no Itinga) e o PA Leste (no Aventureiro). Nestes lugares, e também na rede privada de saúde, os profissionais das unidades estão recebendo as mesmas orientações sobre como proceder no atendimento.

Continua depois da publicidade

A Secretaria da Saúde de Joinville emitiu nota técnica com estas orientações. Também orienta sobre medidas protetivas aos profissionais de saúde.

Confira página especial com informações sobre o coronavírus

Conforme a determinação, para todo o usuário que chegar a um serviço de saúde com sintomas respiratórios deve ser oferecida máscara cirúrgica. Não é necessário que o mesmo tenha suspeita de coronavírus (Covid-19) ou histórico de viagem para essa medida.

Os profissionais devem orientar o uso correto da máscara cirúrgica: cobrir boca e nariz, tendo certeza de não existir passagem de ar, além de evitar tocar na máscara.

Os usuários devem ser orientados a higienizar as mãos com água e sabão ou álcool a 70% ao colocar e após retirar a máscara. O atendimento ao usuário com suspeita de Covid-19 deve ser priorizado no fluxo de atendimento.

Continua depois da publicidade

Os profissionais que estiverem como facilitador de entrada das Unidades Básicas de Saúde (Melhor Acolher) ou recepção de Pronto Atendimento devem utilizar máscara cirúrgica.

No atendimento médico ou realizado pela equipe de enfermagem nos atendimentos clínicos (exame físico) o profissional deve se paramentar para precaução de contato e gotículas, utilizando máscara cirúrgica, avental de manga longa, óculos e luvas.

Para classificação de risco o profissional deve se paramentar para precaução de contato e gotículas, utilizando máscara cirúrgica, avental de manga longa, óculos e luvas.

Na coleta de material para confirmação diagnóstica o profissional deve se paramentar para precaução de contato e aerossol, utilizando máscara N95, avental de manga longa, óculos e luvas.

Continua depois da publicidade

Questionamento aos usuários:

No recebimento do paciente em Pronto Atendimento ou Unidade Básica de Saúde é seguido o seguinte questionamento:

a) Teve febre, coriza, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar?

Se a resposta for negativa, direcionar para classificação de risco. Caso positiva, seguir para próxima pergunta.

b) Viajou para outro país nos últimos 14 dias? Se fora negativa seguir para próxima pergunta. Se for positiva, direcionar para isolamento conforme rotina.

c) Teve contato com caso suspeito ou confirmado para coronavírus (Covid19)? Quem?

Se for negativa, direcionar para classificação de risco. Caso positivo, direcionar para isolamento conforme rotina interna.

Continua depois da publicidade