Joinville poderá retomar atividades como funcionamento dos shoppings centers, centro comerciais, galerias, restaurantes e academias a partir desta quarta-feira (22). A medida é uma decisão do governo do Estado, divulgada na última segunda-feira (20), de que todos os municípios de Santa Catarina podem aderir à flexibilização e voltar parcialmente às atividades que ficaram suspensas ou restritas por 34 dias, desde 18 de março.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Governo de Santa Catarina no fim da tarde desta terça-feira (21). No decreto, foram descritas as regras de segurança que estes estabelecimentos devem tomar para garantir a prevenção contra o coronavírus. Volta às aulas e transporte coletivo ainda estão suspensos.
Atividades ao ar livre em parques e praias também foram liberadas. Em Joinville, o comércio já havia retomado parcialmente no último dia 13. Contudo, assim como o setor comercial já tem seguido, as demais atividades também deverão cumprir regras de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus.
Durante coletiva de imprensa, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) reforçou que os municípios poderão tomar medidas mais restritivas se assim julgarem necessário. Até a última segunda-feira, SC contabilizava 1.063 casos confirmados da doenças e continuava com 35 mortes.
Continua depois da publicidade
Shoppings
Garten
O Garten Shopping anunciou que vai reabrir a partir desta quarta-feira (22), com horário de atendimento das 12 às 20 horas de segunda a domingo – praças de alimentação seguem até às 22 horas. Os horários foram definidos pelo governo do Estado em portaria publicada nesta terça-feira.
Os funcionários e lojistas receberão máscaras de algodão e será disponibilizado álcool em gel em vários pontos do shopping. As mesas da praça de alimentação serão intercaladas – uma ocupada e outra vazia para evitar aglomeração.
Os lojistas também foram orientados a seguir todas as recomendações para atender os clientes com segurança: usar sempre a máscara, disponibilizar álcool em gel, limitar o número de pessoas na loja sempre respeitando a distância mínima de 1,5 metro.
O shopping também aplicou a solução esterilizante SDST (Sterile Doctor) em locais onde existem pontos diretos de contato, como maçanetas de portas, cadeiras das praças de alimentação, corrimãos de escadas rolantes, botoeiras de elevadores, totens de estacionamento e estações de pagamento, bancadas, pias, torneiras e descargas dos banheiros.
Continua depois da publicidade
Segundo o shopping, o produto foi importado dos Estados Unidos e possui tecnologia que permite uma ação prolongada que trata as superfícies eliminando 99,99% dos micro-organismos por até 90 dias.
Mueller
O shopping retomou as atividades nesta quarta-feira com o atendimento de lojas e praça de alimentação das 12 às 20 horas, de segunda a domingo, com o reforço de medidas preventivas. Na entrada do shopping, a equipe da segurança orienta o público sobre a necessidade do uso de máscaras em todas as áreas, além de fornecer o álcool gel 70% para assepsia das mãos.
Nas entradas dos elevadores, banheiros, fraldários, concierge e praça de alimentação são disponibilizados pontos de álcool gel 70%. Corrimãos, escadas rolantes e áreas comuns são higienizados constantemente pela equipe da limpeza. As portas e entradas permanecem abertas no horário de funcionamento, para aumentar a taxa de entrada de ar externo e assim promover a renovação de ar.
A praça de alimentação conta com luvas descartáveis nos buffets e álcool gel 70% para higienização das mãos. Nas filas dos restaurantes há marcações para distanciamento de 1,5 entre as pessoas. O manuseio de cédulas de dinheiro será evitado, com preferência para pagamentos com cartões de débito e crédito. Algumas mesas também foram isoladas para que seja respeitado o espaçamento entre as pessoas.
Continua depois da publicidade
As lojas disponibilizam álcool gel 70% e incentivam os clientes a higienizarem as mãos e utilizarem máscaras. As operações são constantemente higienizadas, e os atendentes também fazem o uso de máscaras e higienização das mãos com frequência. Há controle de acesso e marcação de lugares reservados aos clientes. Também não é permitida a prova de vestimentas em geral, acessórios, bijuterias, calçados e outros.
A realização dos eventos que antes ocorriam no shopping continuará nas redes sociais do shoppings até a liberação presencial.
Cidades das Flores
O shopping anunciou que retomará as atividades a partir desta quinta-feira (23), com lojas e praça de alimentação funcionando das 12 às 20 horas, de segunda a domingo. Em nota, o Cidade das Flores informou que está tomando todas as providências para restabelecer as atividades dentro das disposições legais.
Em todas as entradas e em espaços de uso comum serão disponibilizados álcool em gel 70%. As pessoas serão orientadas a fazer a higienização das mãos e, além disso, o acesso de clientes e funcionários somente será permitido mediante o uso de máscara de proteção.
Continua depois da publicidade
Segundo o shopping, "todas as recomendações determinadas pelo Governo do Estado estão sendo adaptadas para receber de forma segura os colaboradores, lojistas e clientes".
Regras para os shoppings:
– Higienização das mãos em todas entradas;
– Uso obrigatório de máscaras;
– Redução de horário de atendimento das 12h às 20h de segunda a domingo, com exceção para as praças de alimentação, que seguem até às 22h;
– Afastamento de um metro e meio de raio, especialmente em praças de alimentação;
– Uso de elevadores será prioritário para quem necessita;
– Lojas de maquiagem estão proibidas de fazer prova dentro dos estabelecimentos.
Comércio de rua
Estão permitidos desde o último dia 13 comércio de rua, hotéis, pousadas e estabelecimentos que vendam alimentos (este último apenas no sistema pegue e pague, sem consumo no local). Nesses casos terão de ser respeitadas normas técnicas de distanciamento de 1,5 metros entre os consumidores, e higienização, por exemplo.
Além disso, o estacionamento rotativo também deve voltar a funcionar a partir desta quarta-feira. O fretamento de ônibus para o transporte de funcionários do comércio de Joinville entra em operação nesta quarta-feira. O serviço precisa ser contratado pelos lojistas, com necessidade de cadastro prévio dos trabalhadores. O modelo montado pela CDL em parceria com as duas empresas de ônibus da cidade é uma alternativa à proibição do transporte coletivo regular, suspenso até 30 de abril pelo governo do Estado em todo território catarinense
Continua depois da publicidade
Regras para o comércio de rua:
– Não é permitida a prova de vestimentas em geral. Provadores devem estar fechados;
– Número de clientes dentro do estabelecimento não pode ultrapassar 50% de sua capacidade;
– Produtores adquiridos pelos clientes devem ser limpos previamente ao uso;
– Clientes devem higienizar as mãos com álcool gel 70% ou preparações antissépticas antes de manusear produtos;
– Trabalhadores deverão usar máscara adequada.
Academias
As academias de Joinville poderão retornar às atividades a partir desta quarta-feira (22). No entanto, deverão seguir as regras definidas pelo Estado e publicadas no Diário Oficial.
Regras para as academias:
– Higienização das mãos;
– Tempo máximo de permanecimento dentro dos estabelecimentos;
– Limpeza contínua de equipamentos
Serviços públicos
Os serviços públicos deverão seguir direcionamento do Estado, que também terá detalhamento divulgado por meio do Diário Oficial de Santa Catarina.
Saúde
Hospital Municipal São José: funcionamento normal 24 horas.
UPA Leste (Aventureiro), UPA Sul e Pronto Atendimento Norte (PA Norte Costa e Silva): durante o horário de funcionamento (24 horas), deverão prestar com exclusividade os serviços de: atendimento a situações de urgência e emergência, troca de sonda nasoenteral, mordedura de animal, atendimento de pacientes com sintomas de Covid-19.
Continua depois da publicidade
Centro de Triagem do Covid-19 Tupy: atendimento 24h de segunda a sexta-feira.
Samu: funcionamento normal 24 horas.
Educação
As escolas municipais, Centros de Educação Infantil (CEIs) e Centros Educação Profissional permanecem fechados, assim como a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin (Centro). Para os alunos da rede municipal de ensino, durante os dias de aula, está sendo disponibilizado material de educação não presencial.
Transporte coletivo
Estão circulando apenas as linhas destinadas a profissionais de saúde. São sete linhas que fazem conexão no Terminal Central. As linhas são: Saúde Pirabeiraba via Terminal Norte/Centro, Saúde Paraíso via Terminal Norte/Centro, Saúde Boa Vista via Aventureiro/Centro, Saúde Itinga/Centro, Saúde Estevão/Centro, Saúde Morro do Meio via Vila Nova/Centro e Saúde Guanabara/Centro.
Os ônibus estão identificados com esta nomenclatura e circulam entre os horários de 5h10 às 8h10, das 11h10 às 14h20, das 16h40 às 19h, e das 21h40 às 00h40.
Coleta de lixo
Os serviços de coleta de resíduo e coleta seletiva funcionam normalmente, conforme horários de cada região.
Continua depois da publicidade
O que já estava liberado
Desde o início da quarentena, os serviços considerados essenciais pelo Estado não tiveram interrupção e puderam continuar o atendimento com as medidas de segurança necessárias para evitar o contágio pelo coronavírus. Entre eles, estão:
– Áreas da saúde, assistência social, segurança pública e privada, Defesa Civil, transporte de passageiros por táxi ou aplicativo, coleta de lixo, serviços de tele-entrega (delivery), caixas eletrônicos, transporte de cargas, postos de combustíveis, advogados, imprensa, fretamento para transporte de funcionários, agropecuária e atividades industriais.
No dia 1º, o Estado autorizou a retomada das atividades de toda a cadeia produtiva da construção civil, com as mesmas regras de cuidados exigidos aos servidores que atuam nas obras públicas e que já estavam trabalhando. Dois dias depois, o governador também anunciou a liberação para as lojas de chocolate de rua.
Desde o dia 6 também foram liberados os profissionais autônomos para o retorno ao trabalho em domicílio ou nos estabelecimentos (menos em shoppings) com atendimento individual, respeitando todos os cuidados de higiene e segurança. Entre eles, estão:
Continua depois da publicidade
– Profissionais autônomos de saúde (médicos, médicos veterinários, fisioterapeutas, odontólogos, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, entre outros)
– Profissionais autônomos de interesse da saúde (terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, depiladores, massagistas, podólogos, entre outros)
– Profissionais autônomos em geral (advogados, contadores, administradores, jardineiros, limpadores de piscina, cozinheiros, faxineiras, empregados domésticos, encanadores, entre outros).
– Clínicas, consultórios, serviços de diagnóstico por imagens, serviços de óticas, laboratórios óticos, serviços de assistência e prótese odontológica e escritórios em geral.
Continua depois da publicidade
No dia 8, foram liberadas para reabertura as oficinas mecânicas, borracharias e comércio de auto-peças, o que incluiu uma série de outras atividades relacionadas como revenda e locação de veículos, autoelétricas, despachantes, lavações e até autoescolas.