As semanas que antecedem a Páscoa são marcadas, todos os anos, por eventos e celebrações realizados por igrejas cristãs em Joinville. Neste ano, no entanto, as instituições religiosas tiveram de adotar novos formatos a partir do decreto estadual que proíbe aglomeração de pessoas em razão da pandemia do novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
Na igreja católica, por exemplo, a quinta-feira que antecede a Páscoa é o dia da Eucaristia e também quando acontece a celebração de lava pés, símbolo da humildade. Este ano, a simbologia do lava pés não será feita para seguir a recomendação das autoridades sanitárias sobre o distanciamento de um metros e meio entre as pessoas.
Para o bispo Dom Francisco Carlos Bach, o momento também representa o significado de Páscoa de maneira atualizada.
— Em tempos difíceis, não faltam mãos que curam, que consolam, que produzem alimentos, mãos que mantém os serviços essenciais, que vão ao encontro dos mais necessitados. Mas o que é tudo isso? É a Páscoa do Senhor Jesus Cristo atualizada. É a ressurreição de corações que saem do individualismo e se preocupam com o próximo – considera.
Continua depois da publicidade
Veja como serão as celebrações em algumas igrejas:
Igreja evangélica
Cada igreja irá realizar os cultos de celebração e transmissão ao vivo em redes sociais de acordo com suas agendas próprias. De acordo com Davi Paulo Geraldi, presidente do Conselho de Pastores e pastor da 1ª Igreja Batista Nacional de Joinville, a maior parte delas terá cultos de celebração no domingo (12), às 19 horas. É o caso das igrejas Quadrangular, Assembleia de Deus, Batista e Metodista, por exemplo.
A igreja dos Filhos, que possui mais de 2 mil membros, anualmente realiza um grande evento na Expoville. No ano passado, o evento reuniu cerca de 4 mil fieis que assistiram aos espetáculos de teatro e música. Na organização do evento, costumeiramente são cerca de 150 pessoas envolvidas. Entretanto, neste ano a celebração denominada Memorial de Páscoa será transmitida de forma online.
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
Igreja católica
Mesmo com as determinações de isolamento social, as missas e celebrações serão realizadas pelos padres, sem a presença de fiéis, e com transmissão ao vivo pelas redes sociais das igrejas.
Dom Francisco Carlos Bach, bispo da Diocese de Joinville, vai presidir as missas e celebrações que serão transmitidas pelo facebook Diocese Joinville. Na Sexta-feira Santa, as leituras lembram a morte de Cristo que foi crucificado. O Sábado Santo é chamado de Vigília Pascal, porque os fiéis permanecem em oração e esperam pelo domingo de Páscoa, quando Jesus ressuscita dos mortos.
Confira a programação:
9/04 – Quinta-feira Santa – 19h
10/04 – Sexta-feira Santa – 15h e 19h
11/04 – Sábado Santo – 19h
12/04 – Missa de Páscoa – 10h
Igreja luterana
As igrejas luteranas também terão transmissão dos cultos de Sexta-feira Santa e Domingo de Páscoa pela internet. O culto de sexta-feira, 11, é presidido pela diácona Ângela Lenke e pelos pastores Marcos Antônio da Silva e Cléo Martins. Ele conta com a presença dos musicistas Cleonir Zimmermann, Henriette Hillbrecht, Vanessa Kaiser e Vivian Voss Tavares.
O acesso pode ser feito pelo site Luteranos.com.br.