Os números de casos positivos de coronavírus começaram a aumentar a partir da ampliação da aplicação de testes rápidos em Joinville, nas últimas semanas. Entre os servidores que atuam na área da saúde, a ação detectou 210 casos positivos entre os profissionais da rede municipal. A testagem inclui sintomáticos e assintomáticos, que são afastados do trabalho e devem permanecer em isolamento social assim que confirmados os testes.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Segundo a Secretaria da Saúde, o Hospital Municipal São José já registrou 30 casos positivos entre os funcionários, sendo que 10 ainda permanecem afastados. Nos Pronto Atendimentos, nove também já foram diagnosticados. As unidades básicas de saúde somam 171. Desde o dia 19 de março, período em que iniciou a pandemia, foram 210 casos positivos entre profissionais da sa

Só nesta semana, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) tiveram de ter as atividades momentaneamente interditadas para a limpeza após funcionários serem diagnosticados com o vírus.

Na última segunda-feira (15), sete funcionários de duas unidades tiveram teste positivo, o que resultou na interdição das salas de vacinação das UBS do Itaum e do Guanabara durante o dia para o procedimento de limpeza.

Continua depois da publicidade

Já na terça-feira (16), onze funcionários que atuam na unidade localizada na rua 15 de Novembro, no bairro Vila Nova, foram afastados após serem testados positivos para Covid-19. Segundo a Secretaria da Saúde do município, eles foram identificados na última semana depois que um dos servidores realizou o exame cujo resulto foi positivado. O secretário da Saúde, Jean Rodrigues, garante que os locais estão sendo adequadamente limpos para que os atendimentos possam continuar.

> Leia também: 15 funcionários do Centro de Vigilância em Saúde testam positivo para Covid-19

– Nessas unidades está sendo feita a limpeza mecânica, nesses setores onde os profissionais trabalham. Após a limpeza, a unidade está funcionando normalmente. Os servidores positivos assintomáticos foram afastados e estão em isolamento. Esse é o protocolo geral desde o início da pandemia – explica.

Segundo a secretaria, os testes estão sendo realizados em todas as unidades da cidade.

– Fizemos testes há 20 dias em todos os servidores e só três tiveram resultado positivo. É a segunda testagem que estamos fazendo – completa.

Ainda conforme o secretário, a estratégia para garantir a segurança dos funcionários, além da disponibilização de EPIs, é com relação à testagem em pessoas que não apresentam os sintomas do vírus. Segundo Jean, este tem sido um diferencial em Joinville se comparado a outros municípios, uma vez que é possível detectar a presença do vírus e isolar o mais rápido possível antes da possível transmissão.

Continua depois da publicidade

– A estratégia de testagem inclusive para assintomático não é realidade em SC. Os municípios estão focando em testar sintomáticos. Nós ampliamos essa situação. Nenhuma secretaria da saúde está fazendo isso. Isso vai fazer com que evolua o número de casos porque nós queremos confirmar essa situação. A Organização Mundial da Saúde e órgãos de controle mundiais ainda não entraram em consenso se o assintomático transmite ou não. Mas, na dúvida, testamos e isolamos – considera.

Servidores questionam medidas

Conforme o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville (Sinsej), a maior parte dos questionamentos dos servidores tem sido com relação ao período em que assintomáticos são afastados. Isso porque a recomendação da OMS anteriormente era de isolamento durante um período de sete a 14 dias. No entanto, após revisão, a orientação é para isolamento de ao menos dez dias. Em Joinville, conforme o Sinsej, os servidores que não apresentam os sintomas têm retornado ao posto de trabalho após sete dias de isolamento.

Já outro questionamento dos servidores é com relação ao que tem sido feito nos casos em que os funcionários diagnosticados tenham entrado em contato com outros profissionais ou mesmo com pacientes.

Conforme a prefeitura, os funcionários e familiares dos servidores diagnosticados passam pela testagem para identificar a presença ou não do vírus. Além disso, os locais passam pela limpeza mecânica para garantir a desinfeção dos ambientes.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN