O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), afirmou que está avaliado a reabertura de atividades como o comércio de rua a partir da próxima semana na Capital. O setor está de portas fechadas há quase um mês por conta da quarentena contra o coronavírus. Uma reunião na manhã desta sexta-feira (17) deve definir as novas liberações.

Continua depois da publicidade

A afirmação foi feita pelo prefeito Gean durante entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, na manhã desta sexta. De acordo com ele, a decisão levará em conta dados sobre a evolução da doença em Florianópolis e de leitos de saúde disponíveis para tratamento.

— Sempre estamos estimulando que as atividades possam acontecer sem os contatos, através de home office e outras alternativas. Mas no comércio nós sabemos que isso se torna impossível. Por isso que a gente pretende fazer uma avaliação do que pode ser aberto, analisar o comportamento desses empreendedores. O nosso objetivo é fazer uma análise e poder gradativamente ir autorizando, diante de um critério muito rigoroso. Quando o governador traçou as normas para os municípios, nós entendemos que Florianópolis ainda não estava preparada — disse o prefeito.

Nesta semana, após autorização do Governo de Santa Catarina, o comércio de rua foi liberado nas cidades do Estado, além de hotéis e pousadas. Porém, o prefeito de Florianópolis manteve a suspensão dos setores na cidade por mais sete dias através de um decreto municipal.

Ainda na entrevista ao Bom dia Santa Catarina, Gean Loureiro ressaltou que o incremento do número de testes, com a realização de testes rápidos em casos suspeitos, possibilitou uma análise mais detalhada para ajudar a tomar decisões. Nesta semana, a cidade começou a fazer testes para Covid-19 no sistema drive-thru e também no Aeroporto Hercílio Luz. Porém, o prefeito disse ainda que atividades liberadas podem voltar a ser restringidas posteriormente diante de um possível crescimento de casos.

Continua depois da publicidade

— Nós analisamos a curva de crescimento, e a curva de crescimento de novos casos e novos casos suspeitos por dia. À medida que ela cresce, obviamente tem que ter o controle. Então nós podemos liberar e, eventualmente, se não tiver o comportamento da população, pode se fechar. A tendência é não analisar apenas o crescimento do contágio, mas a curva do desemprego, da fome — sinalizou o prefeito.

Florianópolis é a cidade de Santa Catarina com mais casos de coronavírus, com 219 diagnósticos confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O Estado contabiliza 926 pessoas infectadas pela Covid-19 e 30 mortes.