Os parques e praças de Chapecó, entre eles o Ecoparque, Complexo do Verão, Praça Palmital e Parque das Palmeiras, foram fechados nesta quinta-feira pela Prefeitura. A medida atende ao dereto estadual de emergência e também a decretos municipais de controle da circulação de pessoas com o objetivo de combater o avanço da pandemia do coronavírus.
Continua depois da publicidade
A médica infectologista da secretaria de Saúde de Chapecó, Carina Kolling, gravou um vídeo orientando as pessoas a não levarem crianças para pracinhas e irem a supermercados só em casos essenciais.
– Neste momento o mais importante é manter o isolamento social para que a gente consiga diminuir o número de casos. Não apenas os casos sintomáticos transmitem a doença. Por isso evitar circulação e contato próximo com as pessoas. Não fazer reuniões familiares, não se reunir com vizinhos, não levar as crianças para brincar nos parquinhos. Também não faz sentido as pessoas se acumulares em filas nos supermercados. Só ir quando é necessário e manter distância dos demais – destacou a médica.
Ela informou que em Chapecó existem nove casos suspeitos de coronavírus em investigação e cinco descartados, nenhum confirmado.
Continua depois da publicidade
A médica também recomendou que as pessoas evitem buscar atendimento médicos para casos não urgentes, como dor no ombro.
A administração do município também informou que o estacionamento rotativo foi suspenso por sete dias.
Além das praças, os espaços culturais, como museus, galerias e biblioteca pública também foram fechados para o público externo, em portaria assinada nesta quinta-feira, pelo secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva.
Além disso foram cancelados as atividades do Verão Cultural, Encantar e o Festival Nacional de Teatro.
Continua depois da publicidade