A região Oeste não tinha nenhum caso confirmado de coronavírus até o início da manhã desta segunda-feira mas mesmo assim várias entidades, instituições e prefeituras estão cancelando ou transferindo suas atividades como forma de precaução.

Continua depois da publicidade

A prefeitura de Chapecó anunciou no final da manhã desta segunda-feira um decreto com a suspensão todos os eventos com mais de 100 pessoas em locais fechados ou 250 em locais abertos. Também estão suspensas atividades coletivas em grupos de prevenção na Atenção Básica, entre eles cursos de gestantes, hipertensos e diabéticos e outros grupos da secretaria da Saúde.

Na Cidade do Idoso as atividades coletivas estão suspensas, mantido apenas os atendimentos médicos. Os idosos devem evitar sair de casa.

Pessoas que estiveram em aeroportos internacionais devem ficar em quarentena por sete dias. Uma comissão formada por profissionais da saúde foi criada para avaliar diariamente a situação.

Continua depois da publicidade

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó anunciou o cancelamento do evento Acic + Gestão, que teria palestras sobre inovação, gestão e inteligência artificial, programado para o a próxima quinta-feira, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlino de Nes. A diretoria da entidade informou que tomou a decisão pois entende que a prioridade deve ser a saúde pública. Os ingressos serão reembolsados.

O Salão do Imóvel de Chapecó, que estava previsto para maio, com a participação de 35 imobiliárias, foi transferido para 7 a 15 de setembro.

A Universidade Federal da Fronteira Sul cancelou as atividades acadêmicas presenciais, recomendando que os estudantes fiquem em casa evitem viagens e aglomerações. As atividades administrativas estão mantidas.

O Instituto Federal de Santa Catarina também suspendeu as aulas, por 15 dias.

A aduana de Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina, foi fechada por 15 dias, por determinação do presidente do país vizinho, Alberto Fernandez.

Continua depois da publicidade

Em Joaçaba foram suspensos os Jogos dos Idosos. Em São José do Cedro também foram suspensos os encontros de idosos, até 31 de março.

A prefeitura de São Lourenço do Oeste suspendeu o atendimento presencial e também eventos com mais de 20 pessoas. As escolinhas esportivas também tiveram atividades suspensas. Na saúde foram suspensos os procedimentos que não são de emergência.

A 6a Exposição e Feria de São Lourenço do Oeste, que aconteceria de 2 a 5 de abril, foi suspensa.

Em São Miguel do Oeste foram suspensos eventos com mais de 40 pessoas em locais fechados e, 200, em local aberto.