A prainha do Goio-Ên, no rio Uruguai, e o prolongamento Norte da Avenida Getúlio Vargas, serão fechados no próximo final de semana. A medida foi anunciada em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, pelo prefeito Luciano Buligon, acompanhado do comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ricardo Alves da Sila. Os horários serão divulgados posteriormente.
Continua depois da publicidade
– Vamos colocar cones e restringir a mobilidade neste locais como medida de isolamento, devido a aglomeração ocorrida no final de semana. Os estabelecimentos podem funcionar desde que sigam as regras do decreto estadual, que estarão sendo fiscalizadas– disse Buligon.
O comandante da Polícia Militar disse que, na quinta-feira, recebeu vídeos de moradores cobrando uma ação policiais pois havia bares com as pessoas reunidas para beber, fumar e confraternizar.
Continua depois da publicidade
Na sexta-feira a Polícia Militar, em conjunto com a Polícia Civil, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária iniciou uma ação de visita e orientação para os donos de estabelecimentos, para que sigam as regras de limitação de ocupação, uso de máscaras, higienização e distanciamento.
– Houve o entendimento dos donos de estabelecimentos e não houve necessidade de notificação. Mas no domingo houve aglomeração no prolongamento da Avenida Getúlio Vargas e tivemos que fechar o local, das 19h30 até às 24h – disse o comandante.
Ele afirmou que seis pessoas foram notificadas por perturbação do sossego público. Ele afirmou que a intenção de fechar os locais é desestimular aglomerações de pessoas.
O comandante e o prefeito também alertaram para o aumento do número de casos confirmados.
Veja o mapa do avanço do coronavírus em SC
Segundo a diretora técnica da secretaria de Saúde de Chapecó, Aldarice Pereira da Fonseca, o número de casos confirmados, que era seis da semana passada, chegou a 45, sendo 29 confirmados pelos testes e 16 pelos sintomas.
Continua depois da publicidade
– Entre os confirmados temos uma criança de dois anos e um idoso de 85 anos, que está na UTI – disse.
Dois dos confirmados estão em enfermaria. Há ainda 67 suspeitos. Mas no total são monitoradas mais de mil pessoas, segundo Aldarice. Nem todos são testados pela limitação de testes. O município havia recebido 400 e agora recebeu mais um lote com mais 160 testes.
Ela afirmou que de fora de Chapecó há mais três confirmados, sendo que dois etão na UTI. A boa notícia é que os dez novos leitos de UTI instalados em Chapecó para tratar de pacientes do coronavírus foram habilitados pelo Ministério da Saúde. Há uma ala isolada com 11 leitos de UTI e mais 42 leitos de enfermaria, no Hospital Regional do Oeste. O número de leitos de UTI pode chegar a 71 segundo a direção do hospital, ocupando três andares do novo prédio.