Um serviço de atendimento psicológico por telefone passou a ser oferecido a partir desta quarta-feira pela prefeitura de Chapecó. São oito psicólogos que farão atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19, pelo telefone 49-3321-0030.
Continua depois da publicidade
De acordo com o prefeito Luciano Buligon, o objetivo é auxiliar as pessoas a manter o equilíbrio emocional nesse período de mudanças causadas pela pandemia do coronavírus.
A coordenadora de Saúde Mental de Chapecó, Luciana Bertaso de Azevedo, disse que o objetivo é auxiliar as pessoas que estão angustiadas nesse momento a lidar com essa instabilidade.
– Temos muitas mudanças na rotina, os filhos tendo aula em casa, a preocupação econômica, o medo da doença que também causa instabilidade e isso afeta a saúde mental das pessoas – disse Luciana.
Continua depois da publicidade
Ela afirmou que não é um serviço de psicoterapia mas, se for necessário, haverá um encaminhamento para um atendimento mas aprofundado. O atendimento por telefone é para escuta e orientação de pessoas que se sintam impactadas emocionalmente.
Segundo Luciana o atendimento é sigiloso mas não anônimo. As pessoas precisam se identificar para o psicólogo, que vai procurar entender a realidade daquela pessoa, seus medos e angústias.
Além do serviço de atendimento psicológico o município já conta com consultas por telefone, no 2049-6500, onde foram realizadas 1.212 atendimentos. No ambulatório de Campanha, na escola Marechal Bormann, foram 400 atendimentos presenciais até terça-feira.
Outras 900 pessoas estão sendo atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social. Somente na terça-feira foram distribuídas 156 cestas básicas. A Cruz Vermelha está auxiliando o município no recebimento e encaminhamento de doações. Somente na terça-feira foram atendidas 45 famílias.
Continua depois da publicidade
Além disso, de acordo com a Prefeitura de Chapecó são 1046 profissionais de saúde que estão atuando no combate ao Coronavírus, no município, em postos de saúde, ambulatórios e atendimentos por telefone, entre outros.
Chapecó tem apenas seis casos confirmados do Covid-19 até o momento, com outros cinco suspeitos.