Chapecó, quarto município de Santa Catarina com mais casos de coronavírus, vai ampliar as restrições no combate ao vírus. A partir de sexta-feira (31), o horário de atendimento de serviços de alimentação muda e a multa para quem descumprir as medidas será ampliada. Também foi decretado feriado em dois domingos de agosto, para que os locais fiquem fechados.

Continua depois da publicidade

SC registra o número mais alto de casos ativos de coronavírus; veja as cidades com mais pacientes

Durante o anúncio das mudanças válidas pelas próximas duas semanas, o prefeito Luciano Buligon cobrou o comprometimento da população, e disse que o primeiro que descumprir as medidas será exposto por ele. O momento é de "estado de guerra", e "os direitos individuais não podem ser superiores aos direitos coletivos", reforçou.

– Aglomeração é um deboche para as pessoas que estão na linha de frente, para aquela mãe que deixa os filhos, usa uma máscara que marca seu rosto e está todos os dias na UTI, cuidando de pessoas que foram infectadas por outras pessoas – comentou o prefeito.

Risco de contaminação pelo coronavírus é maior em locais fechados; veja como se proteger

Continua depois da publicidade

Ele disse ainda que "fazer festas, aglomerações, divulgar áudios, é um deboche, um tapa na cara daqueles que estão fazendo o certo". O prefeito reforçou o pedido para que a população evite se aglomerar e use máscara, e que cumpra o "seu papel de não se contaminar".

Decreto será publicado nesta quarta

O decreto com as novas medidas será publicado nesta quarta-feira (29) e passa a valer a partir de sexta (31). Buligon também falou que um projeto de lei será enviado para a Câmara de Vereadores, com o objetivo de caçar em definitivo o alvará de locais de descumpram as medidas.

Durante o período do decreto, praças e parques seguem fechados e o transporte público coletivo continua sem funcionar. 

Governo de SC mantém posição sobre restrições e sobe o tom em resposta ao MP-SC

Bares, restaurantes e lanchonetes poderão atender o público até as 18h. Depois, somente por delivery ou para retirada no balcão. Os domingos 2 e 9 de agosto serão feriado em Chapecó, para que os setores não trabalhem. "Estamos fechando a torneira na medida em que há um descumprimento das pessoas", disse o prefeito. 

Continua depois da publicidade

– Hoje, é domingo que estamos fechando, mas essa "torneira" pode apertar para sábado, sexta, e para o lockdown total se não houver melhoria – alertou.

Número de mortes por coronavírus em SC pode triplicar em 1 mês, diz secretário de Saúde

Números da doença em Chapecó

Conforme os números do Governo do Estado divulgados na terça-feira (29), Chapecó tem 3.592 casos confirmados da doença, com 16 óbitos. Em Santa Catarina, são 73.771 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo 62.191 recuperados. Desde o início da pandemia, 960 mortes foram causadas pelo coronavírus no Estado.

Veja a evolução da pandemia em SC em um mapa interativo

A vigilância epidemiológica municipal trabalha com números maiores. Na manhã desta quarta, a diretora técnica da secretaria de Saúde de Chapecó Aldarice Pereira da Fonseca informou que a cidade tem 4.189 casos confirmados, com 17 óbitos. 

Homicídio é investigado em Chapecó após funerária encontrar marca de tiro em homem