O Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios de São José começou a operar nesta terça-feira (17). Pela manhã, foram realizados 49 atendimentos médicos. Além disso, cerca de 80 atendimentos com orientações e esclarecimentos de dúvidas presenciais ou por telefone. O local vai funcionar diariamente das 7h às 19h para realização de acolhimento, triagem e consulta com os médicos.

Continua depois da publicidade

Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Um imóvel usado pela prefeitura de São José para o desenvolvimento de atividades para idosos (Cati) foi transformado numa central de triagem para pessoas com indicativos de doenças respiratórias. A ideia, segundo a prefeitura, é evitar que as unidades básicas de saúde concentrem moradores que apresentem possíveis sintomas de contaminação pelo novo coronavírus.

Ouça a entrevista com a prefeita Adeliana Dal Pont :

As atividades antes oferecidas no local, na Avenida Beira-mar de São José, estão suspensas. Os idosos são um dos grupos sensíveis e as autoridades sanitárias não recomendam aglomeração, principalmente de pessoas acima dos 60 anos.

Continua depois da publicidade

Segundo o município, ocorreram nove notificações de casos suspeitos do novo coronavírus durante o atendimento na central, na manhã desta terça-feira.

A orientação é que quem apresentar qualquer sintoma de doença respiratória procure a estrutura montada no prédio do Cati para receber orientações e acompanhamento especializado.

Leia também:

Consultas, exames e cirurgias eletivas estão adiadas nos hospitais públicos de Santa Catarina

Coronavírus: sintomas, tratamento e como prevenir

Brasil registra primeira morte pelo coronavírus