O cancelamento de voos com destino ao Brasil faz com que catarinenses vivam um momento de incerteza em Portugal durante a pandemia de coronavírus. Retidos em Lisboa, Karine Rosa, Bruno Machado e Mateus Rossi relatam dificuldades na busca por informações. Os moradores de Palhoça, Paulo Lopes e Criciúma não sabem quando conseguirão retornar ao país e não são os únicos nesta situação.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
— Eu tinha um voo no dia 18 com ida para a Índia e foi cancelado. Comprei uma nova passagem da Latam para Guarulhos nesta segunda-feira. Quando cheguei ao aeroporto recebi a informação que o voo foi cancelado. Remarquei para o próximo domingo, mas fui no aeroporto e falaram que os voos da Latam estão cancelados até maio. A situação está crítica, dinheiro acabando e não tenho lugar para ficar — afirma Bruno.
A Embaixada do Brasil em Lisboa disponibiliza um formulário na internet para cadastrar os brasileiros que tentam retornar ao país. A instituição informa nas redes sociais que está em permanente contato com as autoridades de Brasília para ajudar o Governo Federal a buscar soluções para os casos não resolvidos. É a situação de Mateus Rossi, morador de Criciúma.
— Estou aqui em Lisboa há 15 dias, vim a trabalho. Meu voo da Latam para retornar seria na manhã de hoje, às 8h30, mas foi cancelado. Fiquei desassistido porque minha programação era ficar somente até hoje. Procurei a Embaixada e o Consulado, mas estão fechados. Quem está com voo cancelado não pode nem entrar no Aeroporto de Lisboa. A companhia não deu qualquer apoio, é cada um por si — relata Mateus.
Continua depois da publicidade
Os três entrevistados pela reportagem da CBN Diário têm passagens compradas junto à companhia aérea Latam. A empresa oferece um sistema de remarcação dos bilhetes pela internet e informa nas redes sociais que o call center atua com capacidade reduzida, de forma remota, por conta do coronavírus. Karine Rosa, moradora de Palhoça, relata a longa espera na busca por informações.
— Estamos em Lisboa desde o dia 19 tentando antecipar o voo sem sucesso. Ficamos horas e horas na fila de espera do chat da Latam e quando conseguimos contato eles não reagendam o voo, porque compramos com agência. Ontem à noite fomos comunicados que o voo na quinta-feira está cancelado. Não apontaram um novo voo e estamos retidos. Estamos em contato com o Itamaraty e preenchemos os formulários — conta Karine.
A pandemia de coronavírus provoca fechamento de fronteiras e cancelamentos de voos em diversos países. Conforme comunicado da Latam, os passageiros com passagens até 31 de maio podem fazer a alteração da viagem sem custos até 31 de dezembro. Outras empresas aéreas também executam ações para remarcação de passagens.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Assuntos Internacionais de Santa Catarina entrou em contato com os catarinenses que estão em Portugal na tarde desta terça-feira (24). O órgão irá produzir um ofício com os dados dos brasileiros que estão nesta situação e enviar para Brasília na tentativa de auxiliar no retorno dos viajantes.