O Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, informou neste sábado (28) que o Brasil tem 3.904 casos e 111 mortes por Covid-19. São 19 novas mortes registradas no país por causa do coronavírus em relação ao número de sexta-feira (27).

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Com os dados atuais, a taxa de letalidade do novo coronavírus no Brasil é de 2,8%, e a maioria dos casos segue em São Paulo: 1406 pacientes confirmados e 84 mortes. O Rio de Janeiro também marcou um aumento na estatística, com 558 testes positivos até agora.

Em relação ao balanço de sexta-feira, o Brasil registrou 487 novos casos de Covid-19. Sobre Santa Catarina, os dados do Ministério da Saúde batem com os divulgados na manhã deste sábado pelo Governo do Estado: 184 casos confirmados e um óbito.

O primeiro caso no Brasil foi registrado em 26 de fevereiro. A perspectiva do Ministério da Saúde para o próximo mês é de que a pandemia aumente, uma vez que o país está no início da curva de crescimento pela qual outras nações já estão passando, como Estados Unidos, Itália e Espanha.

Continua depois da publicidade

Em nível mundial, os Estados Unidos assumiram o posto de país com o maior número de casos: 116 mil, ultrapassando os 92 mil da Itália e 81 mil da China. A Itália neste sábado passou das 10 mil mortes por Covid-19, quase o dobro da Espanha, que é o segundo país com mais óbitos registrados no mundo.

Durante a coletiva neste sábado, Mandetta afirmou que entre os casos confirmados no Brasil, 569 estão internados em hospitais. O número não considera casos suspeitos. O ministro afirmou também que tem feito testes com frequência e não foi contaminado.

O ministro defendeu novamente o isolamento social para evitar o avanço da doença e também para evitar sobrecarregar os hospitais com outros tipos de atendimentos. É o caso, por exemplo, dos acidentes de trânsito que diminuíram expressivamente durante o período de quarentena.